Index Ventures, Accel Partners ou HVHolzbrinck são três dos nomes que constam no Top 25 dos principais investidores europeus. A portuguesa Farfetch tem estado na mira desses investidores.

“Quem são os investidores com quem se deve falar? Esta é a pergunta que os fundadores e empreendedores fazem regularmente e a que o ranking “Europe’s Most Prominent Venture Capital Investors”, recentemente divulgado pela Dealroom.com, procura dar resposta.

Este ano, a análise desenvolvida pela plataforma holandesa envolveu 22 mil investidores e traça o cenário daqueles que são os investidores mais ativos do continente europeu. O Reino Unido é um dos mercados mais dinâmicos no que respeita aos fundos de capital de risco, seguido da França, Holanda e Itália. Curiosamente, a lista também contempla investidores oriundos dos Estados Unidos e do Japão.

RANKING DOS 25 INVESTIDORES MAIS ATIVOS 

Fonte: Dealroom.com

Dois unicórnios portugueses
No que toca ao ranking dos unicórnios europeus, Portugal marca presença no conjunto das 37 empresas identificadas pela análise da Dealroom.com. As felizes contempladas são a Farfetch, que ocupa a primeira posição do ranking, e a Outsystems que fecha a lista na 37.ª posição. No seu conjunto, as empresas que constam neste ranking estão avaliadas em 57 biliões de euros.

Esta análise revela ainda que este ano já nasceram na Europa 15 novos unicórnios, ou seja, start-ups avaliadas acima dos mil milhões de dólares (cerca de 860 milhões de euros). Os grandes êxitos deste ano estão a ser a Spotify, a Ayden e a portuguesa Farfetch que devolveram mais capital aos investidores que todos os êxitos alcançados pelos venture capital em 2017. O Spotify é a melhor posicionada de sempre no ranking das empresas de tecnologia europeias.

Por sua vez, nenhum outro investidor deixou uma marca tão forte no big tech europeu e no VC como a Index Ventures, que, este ano, apostou em força em unicórnios. É o investidor mais ativo estando presente em 17 unicórnios europeus.

Tal como no ano passado, o “Europe’s Most Prominent Venture Capital Investors” volta a centrar-se apenas em critérios qualitativos. Entre outros, cruza dados relativos à dimensão do portefólio de empresas apoiadas pelos investidores e ao investimento realizado nos últimos 12 meses.

TOP 10  UNICÓRNIOS EUROPEUS

Fonte: Dealroom.com

 

Comentários