Com cerca de 300 mil utilizadores em Portugal, as soluções SaaS asseguram a simplificação da gestão e dos processos de recursos humanos. Quem o diz é Inês Vaz Pereira, responsável do SAP SuccessFactors, da SAP Portugal, numa análise de mercado onde cruza tecnologia e recursos humanos.

Já tendo mais de 300 mil utilizadores em Portugal, quantos esperam atingir em 2018?
Esperamos colher resultados muito positivos, em linha com o que nos encontramos a semear de forma estruturada, transparente e profissional.

Como é que este SaaS contribui para a inovação das empresas?
Este SaaS simplifica a gestão e os processos de recursos humanos (RH) de qualquer organização. De forma integrada e inteligente, acelera e otimiza o desempenho dos recursos humanos, potenciando o desenvolvimento das pessoas e o seu alinhamento com as estratégias de negócio das organizações. Se, por um lado, disponibiliza às empresas uma arquitetura segura, confiável e de grande escalabilidade, por outro permite-lhes implementações mais céleres, resultados mais rápidos e uma contínua inovação.
Através das soluções SAP SuccessFactors é mais fácil encontrar os talentos certos, desenvolver, com agilidade, os futuros líderes da organização e envolver todos os colaboradores nos processos automatizados e transparentes, permitindo, para todas as áreas organizacionais, uma verdadeira experiência digital.

Tendo este software como exemplo, diria que estamos a caminhar para a automatização dos RH?
No nosso entendimento, há uma simplicidade, agilidade e eficiência que se ganha com os processos automatizados e integrados funcionalmente. Isto vem permitir que as equipas de Recursos Humanos executem melhor o seu trabalho e tenham maior disponibilidade para criar e fortalecer novos processos de desenvolvimento das suas pessoas, que antes não conseguiam fazer, eliminando a burocracia e a complexidade das tarefas manuais.

Uma das soluções que o vosso serviço apresenta é a maior facilidade em encontrar os talentos certos. Como é que isto é feito?
O alinhamento entre os processos de forma nativa posiciona o SAP SuccessFactors muito além de uma solução tecnológica orientada à eficiência de processos. A eficiência ganha e partilhada entre os processos de RH no SAP SuccessFactors faz com que se construa uma cultura orientada para os objetivos do negócio, permitindo encontrar, desenvolver e reter os talentos certos para os lugares certos. Se a solução SAP SuccessFactors apenas estivesse focada na eficácia do processo, não seria possível encontrar os talentos. Mas, uma vez que está concentrada em alinhar os colaboradores à estratégia de negócio, a solução conseguirá encontrar também todos os talentos.

O que é que estas soluções da SAP poderiam fazer por uma start-up que estivesse em vias de expandir a sua equipa?
Com a solução SAP SuccessFactors há várias formas de responder aos desafios de expansão de qualquer empresa, mesmo de pequena dimensão. A expansão de uma equipa pode ser feita de várias formas: primeiro, encontrar no mercado novos talentos que tenham um “perfect match” com a expansão pretendida; segundo, encontrar talento interno que poderá iniciar processos de mobilidade interna alinhada ao perfil de competências; terceiro, ativar o plano de sucessões e identificar quem está apto a suceder a quem; quatro, identificar as pessoas por potencial e iniciar planos de desenvolvimento para que as mesmas estejam aptas aos desafios da expansão definida.

Uma das maiores dificuldades das organizações que estão a crescer, a nível dos recursos humanos, é manter a cultura da empresa. O SAP SuccessFactors apresenta soluções neste âmbito?
A solução detém duas áreas que respondem exatamente à questão de “manter a cultura da empresa”: SAP SuccessFactors Employee Central (Gestão Global de Cadastro) e SAP JAM (uma plataforma de colaboração). Ambas elevam a gestão das estruturas organizativas a um nível de global governance, que permite alinhar a cultura da empresa à organização pretendida. O SAP JAM é o canal de comunicação (employee networking), que permite criar uma verdadeira colaboração social, propagando e contagiando as pessoas numa única cultura. Os casos de sucesso de implementação destes módulos nos nossos clientes comprovam este desafio.

Respostas rápidas:
O maior risco: a forma como comunicam a transformação digital em recursos humanos.
O maior erro: não comunicar a transformação digital em RH.
A melhor ideia: a Social Collaboration Networking de SAP SuccessFactors em Portugal!
A maior lição: mais vale começar hoje que depois dos outros.
A maior conquista: o trabalho em equipa.

Comentários