Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, esteve ontem no palco principal da Web Summit onde partilhou algumas dicas com os empreendedores presentes na conferência. Conheça-as neste artigo.

O cofundador do Reddit subiu ontem ao palco principal da Web Summit com a apresentação “O que eu gostava que um investidor de capital de risco me tivesse ensinado”. O objetivo foi passar algum conhecimento aos empreendedores menos experientes. A lista que se segue inclui os tópicos que Alexis Ohanian passou à audiência:

“Procurem pares, não mentores”
Para o confundador do Reddit é mais importante encontrar pessoas que estejam familiarizadas com o tipo de problemas que os criadores de um negócio estão a passar. Ou seja, encontrar alguém – inserido na mesma área – que já passou pelas mesmas fases de crescimento, como um business angel. Ohanian deixou ainda o conselho de que “as pessoas com que passamos mais tempo são as que nos inspiram mais. Não passem tempo com pessoas que não vos inspirem”.

“Autenticidade e não autoridade”
As pessoas procuram empresas que transmitam autenticidade e transparência. Isto é válido tanto para os clientes, como para os colaboradores. A fidelidade de ambos para com as insígnias está bastante dependente deste ponto.

“Gerir a curto-prazo, planear a longo-prazo”
O cofundador do Reddit explicou que grande parte dos empreendedores fazem os planos da sua empresa para o futuro, mas que se esquecem de gerir os planos semanais ou mensais. Desta feita, avisou a audiência que é extremamente relevante continuar a pensar nos desafios diários e de curto-prazo.

“Foco acima de tudo”
A experiência de Ohanian diz-lhe que os empreendedores ficam demasiado entusiasmados com as “microvitórias” que vão conquistando ao longo do desenvolvimento de um projeto. Por este motivo, o orador explicou que é importante que os líderes se “foquem naquilo que têm a resolver no momento e deixem os outros sentimentos de lado”. Por outras palavras, continuar a lutar pelas soluções a longo-prazo e não se deixar deslumbrar pela gratificação instantânea.

“Saúde > Hustle
Há um problema crescente na comunidade de empreendedores dos Estados Unidos: o hustle. Segundo o empreendedor, para as pessoas que defendem esta forma de vida, “a não ser que se esteja a trabalhar todos os dias e a toda a hora não se está a fazer o suficiente”. Segundo o orador, seguir esta premissa não só causa danos na saúde dos líderes e colaboradores, como também prejudica o negócio. Para contornar esta situação, Ohanian aconselhou: “procurem estar com pessoas que queiram saber de vocês e não do vosso negócio”.

– “Valores e não amizade”
Tendo em conta que muitas empresas começam entre amigos, Alexis acredita que é preciso separar os dois mundos. Neste sentido, os cofundadores do projeto podem ser amigos, mas também têm de partilhar os valores que conduzem o negócio, algo que o empreendedor afirma ter sido complicado de gerir com o crescimento do Reddit.

– “Ciborgues e não robots”
Outro ensinamento partilhado por Ohanian prende-se com o futuro do trabalho. O orador acredita que o futuro não vai ser dos robots, mas sim dos ciborgues (humanos com componentes artificiais, como próteses robóticas). Num futuro próximo, será o software a tornar isto uma realidade, mas, até lá, é preciso encontrar soluções para as pessoas que vão ficar sem emprego devido à automatização das profissões.

– “Sejam implacáveis”
O último ponto tocado por Ohanian vai ao encontro da motivação. Do ponto de vista pessoal, Alexis contou que uma reunião com os executivos do Yahoo!, em 2006, impulsionou bastante a sua motivação depois dos líderes do conhecido portal online terem humilhado os números que o Reddit apresentava na altura. “Utilizem as coisas negativas que vos dizem para ganhar motivação”, concluiu o cofundador do Reddit depois de ter afirmado que o seu projeto já ultrapassou o Yahoo! em tráfego.

Comentários

Sobre o autor