Está sem tempo para ir ao ginásio, mas quer praticar exercício físico? As novas tecnologias podem ser a solução para esse impasse. A start-up alemã Kaia propõe-lhe um personal trainer virtual.

Com o dia a dia cada vez mais atribulado e o tempo contado ao minuto, quem tem uma vida profissional ativa depara-se muitas vezes com um dilema: a vontade/necessidade de praticar exercício físico e, por outro lado, a falta de “agenda” para incluir essa rotina nas prioridades diárias. Mas nem tudo está perdido porque a tecnologia cria, cada vez  mais, soluções para ultrapassar esse “problema” e deixar de arranjar desculpas para não estar fazer desporto.

Kaia, uma start-up baseada em Munique, Alemanha, é um desses exemplos tecnológicos. Lançou o Kaia Personal Trainer, uma inovadora aplicação de treino pessoal virtual de corpo inteiro que, entre outras potencialidades, rastreia exercícios, cria planos de exercícios personalizados e fornece feedback áudio em tempo real ao utilizador.

Desenvolvido em conjunto com fisioterapeutas e especialistas em fitness, o projeto combina tecnologia de rastreamento de movimento com base em inteligência artificial e treino personalizado, para oferecer um programa de fitness de corpo inteiro com uma grande variedade de exercícios, como prancha lateral, ponte, abdominais e por aí fora.

Com a criação desta app, a start-up alemã quer democratizar o acesso ao treino físico profissional e com feedback imediato de bem-estar em todo o mundo.Para ativar o Kaia Personal Trainer, os utilizadores têm de se posicionar a cerca de meia dúzia de passos de distância da câmara do smartphone, seguir as instruções do vídeo e começarem a exercitar-se.

A app rastreia a atividade física com um sistema de 16 pontos que comparam as métricas do movimento real com o movimento ideal, incluindo as posições relativas dos membros e articulações e os respetivos ângulos. Cobre todas as partes do corpo e os grupos musculares relevantes e a sua tecnologia de rastreio de movimento IA ajusta o nível de dificuldade e o exercício com base no feedback do utilizador.  Por outro lado, o Kaia Personal Trainer fornece aos utilizadores aconselhamento e incentivo em tempo real, para melhorar a boa forma e o desempenho.

“O Kaia Personal Trainer é um treino de corpo inteiro no ‘bolso’, frisou Maximilian Strobel, chefe do laboratório de IA da Kaia Health. “Usa a tecnologia para oferecer a experiência de um personal trainer em qualquer lugar, com métricas de desempenho em tempo real – sem os custos, normalmente mais elevados de um personal trainer. A app coloca os utilizadores a controlarem o seu próprio desempenho no exercício, através de um personal trainer virtual que acompanha cada etapa”.

A aplicação está disponível em smartphones e tablets iOS, através da Apple App Store, e, a curto prazo, no sistema Android. Os primeiros sete dias do programa estão disponíveis de forma gratuita para teste.

Fundada em 2016, a start-up também atua noutras áreas e já tem uma rede de mais de 250 mil utilizadores na sua app para a dor nas costas. Inclusive, há cerca de três meses, conseguiu 8.8 milhões de euros numa ronda de financiamento para esta aplicação.

Recentemente também desenvolveu uma aplicação para ajudar no tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e tem a ambição de tratar as condições de saúde mais crónicas através de aplicações.

Comentários