A forma como escreve sobre as conquistas que alcançou nos seus trabalhos anteriores e como se descreve pode ser a chave para encontrar o emprego com que sempre sonhou numa grande empresa tecnológica.

Encontrar talento e distinção entre as candidaturas, bem como a pessoa mais indicada para a vaga, pode ser uma tarefa difícil. Os especialistas da IBM e da Hays dizem-lhe como deve fazer para que o seu currículo o ajude a “brilhar” aos olhos de um recrutador de uma grande empresa de tecnologia.

Para Judith Vila, responsável da área de Recursos Humanos da IBM no México, a forma como fala sobre as suas realizações e conquistas no seu currículo é fundamental para atrair o interesse dos recrutadores das tecnológicas.

“Eu diria que é (muito importante) o impacto que gera (no recrutador) as conquistas que uma pessoa teve, e talvez haja conquistas pessoais, conquistas profissionais, mas a maneira como as transmite influencia tudo. Se disser ‘Eu consegui uma venda de X milhões’ , não é o mesmo que  ‘eu consegui uma venda de X milhões, mas a grande conquista foi tirar essa conta da minha concorrência’. Então, a abordagem que dá, diz muito sobre si “, explicou.

Vila diz mesmo que a paixão com a qual se descreve nessas conquistas e no conteúdo do currículo é fundamentalmente o que os recrutadores das empresas tecnológicas procuram no talento que contratam.

“Embora pareça que não, a paixão com a qual descreve os projetos que desenvolveu, alcançou, ou que está à procura num trabalho também diz muito de si. Obviamente, a verdade é que no final tudo é papel, nada o livra de uma boa entrevista “, frisa Judith Vila.

Outro aspecto que considera atraente num perfil é a capacidade de o candidato se reinventar, o que passa, por exemplo, pela aprendizagem de novas capacidades através de cursos online.

Por outro lado, os profissionais da Hays, uma empresa de recrutamento de profissionais qualificados e especializados que opera nos setores público e privado, falam da importância de se fazer um reconhecimento das palavras-chave num currículo, caso o recrutador use um algoritmo para analisar os currículos. Essas palavras ajudam a gerar sinergias com a empresa, defendem.

“A inteligência artificial e os algoritmos de aprendizagem automática podem ser usados para ajudar o recrutador a avaliar os currículos. Os profissionais têm que pensar cuidadosamente sobre as palavras-chave mais relevantes que podem usar “, acrescentam.

O que destacar no seu currículo:
1. As conquistas que alcançou. Não se esqueça de ser claro e de usar a sua paixão quando estiver a escrever.
2. A sua capacidade de se reinventar, através dos cursos realizados.
3. Use palavras-chave pesquisadas pela Inteligência Artificial.

Comentários