Com a Hatch pode construir uma aplicação sem precisar de escrever uma única linha de código.

A Hatch Apps é uma start-up dedicada a apoiar pessoas que querem construir aplicações mobile, mas que não têm o conhecimento informático para o fazer.

A ideia de criar um negócio online há 20 anos era impensável para quem não tivesse o know-how ou poder monetário para pagar a alguém que tratasse do assunto. Hoje, com o aparecimento de plataformas como o WordPress (que lhe permite criar websites facilmente) e o Squarespace (que permite criar lojas online), este problema desapareceu.

É nesta mesma linha facilitadora que a Hatch se apresenta. Este projeto norte-americano está para as aplicações mobile tal como o WordPress está para os blogs. A start-up criou uma plataforma que automatiza todo o processo de criar apps, tanto para iOS, como para Android.

A facilidade oferecida pela Hatch permite criar um destes softwares para smartphones sem ter de escrever uma única linha de código. Para facilitar a escolha do cliente, a start-up apresenta várias categorias de aplicações que podem ser criadas com a plataforma. Estas categorias vão desde galerias de média a e-learning e de content marketing a angariação de fundos.

A partir deste ponto, a plataforma deixa alterar as funcionalidades básicas, como o layout, conteúdo e design. Depois de finalizada, a app pode ser enviada para as lojas (Google Play Store e AppStore) diretamente a partir da plataforma, com o objetivo de facilitar todo este processo.

Para encontrar financiamento para o projeto, os cofundadores da start-up, Amelia Friedman e Param Jaggi, recorreram a algumas técnicas criativas. Um exemplo disto foi no ano das presidenciais norte-americanas (2016), onde os cofundadores criaram um jogo de cartas que tinha como tema estas eleições. Nesta campanha a equipa conseguiu angariar 100 mil dólares (≈81 mil euros).

A Hatch entrou recentemente num programa da Y Combinator e conseguiu arrecadar mais de um milhão de euros para continuar a aumentar a sua infraestrutura técnica e aumentar a sua visibilidade junto do público-alvo.

Comentários