O negócio gastronómico oferece boas oportunidades para os empreendedores. Descubra os quatro pontos chave de um restaurante de sucesso.

Quer criar uma empresa? Talvez tenha ouvido dizer que a esfera gastronómica oferece grandes oportunidades, mas não está seguro de quais são os passos que deve seguir para que tudo resulte como espera.

Um negócio gastronómico de sucesso depende de vários fatores. Se já sabe quais são os papéis que deve assinar e as licenças que deve conseguir, necessitará de conhecer alguns dos pontos chave para começar da melhor forma este novo plano de negócios.

De seguida, deixamos uma lista com algumas dicas para que o seu futuro negócio gastronómico tenha excelentes resultados, segundo o Entrepreneur.

  1. Comida. Utilize sempre ingredientes da melhor qualidade para preparar as suas comidas. Dessa forma, garantirá que o prato que levar à mesa tenha o melhor sabor. Além disso, deverá criar um menu coerente, que o identifique como marca, mas que não seja estático. Pode ir alterando a carta de tempos a tempos para integrar receitas e ingredientes novos, mas deverá escolher algumas receitas estrela que estejam sempre presentes no seu menu. Por último, deverá conseguir um fornecedor de boa qualidade e que, pela sua vez, seja confiável: um fornecedor que saiba que nunca lhe falhará em tempo, nem em forma.
  2. Serviço. A sua comida pode ser excelente, mas se o atendimento for deficiente, os clientes vão questionar-se se devem voltar ao eu restaurante. Deves dedicar-lhes respeito, cuidado e assegurar-se de que vivam uma experiência agradável. Para isto, é fundamental que forme uma equipa confiável e altamente qualificada: deverá assegurar-lhes formação constante. Evita o mais possível a rotação de pessoal.
  3. Limpeza. Se o cliente vê alguma sujidade ou insalubridade no local, nunca mais voltará e, claro, vai comentar com o seu círculo de amizades. Tenha em conta que a limpeza não se estende só ao ambiente do local; também é parte importante a higiene do pessoal. Uniformes, vestidos e aparência impecável são fundamentais para se dar a conhecer como um restaurante confiável.
  4. Controlo nos gastos. Embora o cliente não veja a parte administrativa do seu negócio, poderá aperceber-se da deficiência da organização noutras áreas, tais como o menu. Muitos restaurantes procuram reduzir custos, comprando ingredientes de baixa qualidade. Por este motivo, é importante que realize um estudo de fornecedores, para ver quais são os que melhor se adequam ao menu que está a desenvolver.
Comentários