Partindo da premissa de que “o sucesso de uma mudança começa dentro de nós, nas nossas ambições e esforço”, o projeto Muda por Ti começou a ganhar forma, fruto do espírito empreendedor de uma psicóloga e de uma blogger. O resultado é uma empresa em crescimento que, agora, procura as parcerias certas para se expandir a nível nacional.

Foi de um feliz encontro entre uma psicóloga, Marisa Rodrigues, e uma blogger, Joana Duarte (autora do blog Perna Fina) que o projeto “Muda por Ti” ganhou forma, em meados de 2018. Com uma carreira de alguns anos na área da psicologia, Marisa começou por conceber há mais de um ano (e com outra designação) aquele que para si era o projeto ideal para responder às necessidades, cada vez mais amplas, de quem procurava o seu know how no domínio da psicologia: um projeto que reunisse diferentes valências, de alguma maneira ligadas ao bem estar emocional, mas também físico.

Foi no decurso deste processo de maturação da sua ideia que conheceu Joana Duarte através de um contacto no Facebook, recorda. Uma jovem blogger igualmente empreendedora, protagonista de uma história de sucesso: cumpriu o autodesafio de perder 25 quilos. Joana, que acalentava o sonho de concretizar um projeto semelhante, tinha também a visibilidade necessária para dar um boost à ideia de Marisa. Uniram esforços e, em conjunto, redesenharam o programa para chegar a privados e a empresas.

Assumiram a direção da empresa e, agora, preparam o projeto para novos voos: as duas mentoras querem disponibilizá-lo a nível nacional. Para implementar com sucesso essa ambição, procuram parcerias, em diferentes zonas geográficas, que lhes permitam levar mais longe, e a mais pessoas, a marca Muda por Ti e a sua oferta multidisciplinar.

Equipa multidisciplinar, à medida das necessidades
O “Muda por Ti” conta, neste momento, com uma equipa formada por 13 profissionais com formação especializada – três nutricionistas, duas psicólogas, sete treinadores e uma blogger – todos eles aptos a dar resposta a todos os que querem melhorar o seu bem-estar físico e emocional e que não têm disponibilidade para procurarem todos estes profissionais individualmente. Assim, num espaço único, encontram todas as valências necessárias para pôr em prática um programa de saúde e bem-estar, que passe pela melhoria de hábitos alimentares, por tornarem-se mais ativos e capazes de gerir de forma mais competente todos os seus afazeres e responsabilidades pessoais e profissionais.

Assim, ajudar as pessoas a tornarem-se mais saudáveis, numa perspetiva holística, quer tenham peso para perder, quer desejem, “apenas”, sentir-se mais ativas, felizes e estáveis, física e emocionalmente, é o foco do projeto. As suas mentoras acreditam que os níveis de saúde física e emocional disparam positivamente, quando se aliam as três áreas que a sua equipa inclui: treino e gestão nutricional e emocional.

Parceiros das empresas
“Começamos o ano com vários clientes particulares a participar no programa e com diversas marcações agendadas. A nossa meta é entrar nas empresas, mostrando que somos um serviço de excelência, que está para além de uma parceria com um ginásio ou uma nutricionista”, explica Marisa Rodrigues.

Para a mentora do projeto é a equipa multidisciplinar que os distingue: “os nossos técnicos trabalham em equipa, com o intuito de encontrar a forma mais eficaz e personalizada de ajudar o cliente/paciente a definir e atingir os seus objetivos”, assegura.

Por isso, frisa, “queremos estabelecer parcerias sólidas com empresas locais, apresentando uma proposta de programa para as suas equipas, propondo-lhes quer um plano de gestão nutricional quer emocional, por exemplo”.

A pensar nas necessidades específicas das empresas (tal como acontece com os particulares), o Muda por Ti prevê a redefinição dos moldes do programa, de acordo com as características destas. “Começaremos por empresas na zona de Lisboa, mas, assim que a equipa do Porto estiver em funcionamento, o que deve acontecer em fevereiro, as empresas do Norte também serão um dos nossos targets”.

Metas a alcançar
Tornar o programa um projeto de comprometimento social e pessoal a nível nacional é a meta. “Para já a nossa sede encontra-se em Lisboa e essa tem sido a nossa área prioritária. Porém, além do Porto, estamos a construir equipas em vários pontos do país, de forma a chegarmos ao maior número possível de pessoas”, explicaram Marisa e Joana. Procuram parcerias que apoiem o projeto de forma a que este se desenvolva mais rapidamente.

Entretanto, o acompanhamento on-line é também uma possibilidade que disponibilizam, “uma forma eficaz de chegar a todos os que sentem que precisam da nossa equipa e serviços”.

Resumo
Responsável:
 Marisa  Rodrigues e Joana Duarte
Área: Psicologia e Bem-estar
Produto:  Programa de gestão emocional e física
Mercado: Nacional
Necessidade:
 Parceiros
Contactos: 
programa.mudaporti@gmail.com

Comentários