A Portugal Ventures acaba de lançar a iniciativa Call For MVP. Estão em causa projetos nas áreas de Digital e Engineering & Manufacturing e um investimento que pode chegar a um milhão de euros.

Começaram ontem as candidaturas à Call For MVP (Minimum Viable Product), um projeto da Portugal Ventures que vai permitir que projetos inovadores de tecnologias, produtos ou serviços (nas áreas de Digital e Engineering & Manufacturing), acedam a investimento de capital de risco.

A avaliação dos projetos candidatos vai incidir em aspetos como a orientação do investimento para a valorização de um MPV (Mínimo Produto Viável), de forma a que o produto em causa possua as características necessárias para ser inserido no mercado, nas áreas de Digital (Enterprise, Cibersecurity, Networks, Artificial Intelligence, AR/VR, Marketplaces, Blockchain e IoT) e Engineering & Manufacturing (New Materials, Electronics, Robotics, Cleantech, Agrotech, SeaTech).

Serão elegíveis os projetos baseados em inovações distintivas e únicas, que já tenham desenvolvido um protótipo funcional e com feedback do mercado, ainda que preliminar. Numa fase posterior, o objetivo passa por ajustar esse protótipo às necessidades de mercado e por desenvolver o respetivo modelo de negócio.

Serão validados por painéis de avaliação, compostos por peritos empresariais, nacionais e internacionais, e os selecionados para investimento beneficiarão de um montante mínimo de 300 mil euros, que pode ascender a 1 milhão de euros. A par da vertente pecuniária usufruirão também do acompanhamento próximo da equipa da Portugal Ventures, na gestão e nas decisões estratégicas, e do aconselhamento por especialistas, nacionais e internacionais, para a potenciação de oportunidades de negócio e angariação de capital em futuras rondas.

O projeto Call For MVP, cujas inscrições terminam no dia 1 de outubro, tem com objetivo contribuir para o fortalecimento do ecossistema português e, desta forma, apoiar o desenvolvimento da economia com base em conhecimento, inovação e capital humano altamente qualificado, com um forte espírito empreendedor.

Durante as 17 edições da Call for Entrepreneurship  foram avaliadas pela equipa da Portugal Ventures mais de 1200 candidaturas. Daí resultaram 90 investimentos em novas start-ups, num investimento total de 121 milhões de euros.

Comentários