Quer oferecer livros aos seus amigos empreendedores e não sabe quais? Inspire-se nas leituras que Mark Zuckerberg fez ao longo deste ano.

O jovem fundador e CEO do Facebook definiu como meta no início de 2017 ler um livro a cada duas semanas. Uma tarefa que pôs em prática e que resultou na escolha de 23 obras. A ideia que, deu os primeiros passos em 2015, originou, inclusive, criação do clube virtual A Year In Books onde foram sendo acompanhadas as suas leituras e, simultaneamente, divulgadas na sua página de Facebook.

Os interesses literários de Mark Zuckerberg são diversificados e vão desde a inteligência artificial a questões relacionadas com desigualdade social ou saúde pública. Selecionámos 10 livros, acompanhados das explicações de Zuckerberg para a escolha. Ficam as dicas.

 The End of Power, de Moises Naim
“Trata-se de um livro que explora como o mundo está mudar para dar aos indivíduos um poder que tradicionalmente só grandes governos, exércitos e outras organizações tinham. A tendência para dar mais poder às pessoas é algo em que acredito profundamente”.

 The Better Angels of our Nature, de Steven Pinker
“É um livro atual sobre como e porque a violência tem caído de maneira constante ao longo da história e de como podemos manter essa tendência. Eventos recentes fazem com que a violência pareça mais comum do que nunca, então é útil entender que toda essa violência – mesmo o terrorismo – está a cair com o tempo”.

Gang Leader for a Day, por Sudhir Venkatesh
“Gang Leader explora como é a vida daqueles que não vivem sob um governo eficaz”.

 On Immunity: An Inoculation, de Eula Biss
“Vacinação é um tema importante e atual. A ciência é completamente clara: as vacinas funcionam e são importantes para a saúde de todos na comunidade. O livro explora algumas razões que levam as pessoas a questionarem as vacinas e explica logicamente porque essas dúvidas não têm fundamento e as vacinas são eficazes e seguras.

Creativity, Inc., de Ed Catmull e Amy Wallace
“Este livro foi escrito pelo fundador da Pixar e fala da sua experiência na construção de uma cultura que incentiva a criatividade. A sua teoria é a de que as pessoas são fundamentalmente criativas”.

 The Structure of Scientific Revolutions, de Thomas S. Kuhn
“É um livro que explora se a ciência e a tecnologia avançam de maneira consistente ou se o progresso está relacionado com outras forças sociais”.

Rational Ritual: Culture, Coordination, and Common Knowledge, de Michael Suk-Young Chwe
“Esse livro trata do conceito de senso comum e de como as pessoas processam o mundo, não apenas com base no que sabem pessoalmente, mas no que sabemos que outras pessoas sabem e também nos nossos conhecimentos partilhados”.

Dealing with China: An Insider Unmasks the New Economic Superpower, de Henry M. Paulson
“Fala sobre a experiência de Paulson durante o trabalho que desenvolveu com líderes chineses, ao longo de duas décadas, enquanto Secretário do Tesouro e chefe do Goldman Sachs.

Orwell’s Revenge: The 1984 Palimpsest, de Peter Huber
“Muitos de nós estão familiarizados com o livro de George Orwell. As suas ideias do “Grande Irmão” tornaram-se medos penetrantes na nossa cultura. Orwell’s Revenge é uma versão alternativa de 1984. A fição de Huber descreve como ferramentas como a internet beneficiam as pessoas e mudam a sociedade para melhor.”

The New Jim Crow, de Michelle Alexander
“É um livro sobre justiça social que delineia as muitas maneiras como o sistema de justiça criminal dos EUA discrimina minorias, as coloca em desvantagem e impede todos de terem oportunidades iguais.

 A restante lista de Zuckerberg:
– The Muqaddimah: An Introduction to History, por Ibn Khaldun
– Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, por Yuval Noah Harari
– The Player of Games, por Iain M. Banks
– Energy: A Beginner’s Guide, por Vaclav Smil
– Genome: The Autobiography of a Species in 23 Chapters, por Matt Ridley
– The Varieties of Religious Experience, por William James
– Portfolios of the Poor, por Daryl Collins, Jonathan Morduch, Stuart Rutherford e Orlanda Ruthven
–  Why Nations Fail, por Daron Acemoglu e James Robinson
– Rational Ritual, por Matt Ridley
– The Three-Body Problem, por Cixin Liu
– The Idea Factory: Bell Labs and the Great Age of American Innovation, por Jon Gertner
–  World Order, por Henry Kissinger
– The Beginning of Infinity: Explanations That Transform the World, por David Deutsch

Comentários