Fazer e tirar na economia global está no cerne do novo livro da investigadora italiana Mariana Mazzucato que chegou às bancas este mês numa edição da Temas e Debates.

Do que fala
O conceito de valor – o que é e qual a sua importância – está no centro do mais recente trabalho da professora e investigadora Mariana Mazzucato. O livro fala de histórias sobre a criação de riqueza e aborda uma das grandes questões associadas à crise económica e financeira da atualidade, reacendendo o debate sobre qual o tipo de mundo em que queremos viver.

Quem são os criadores de riqueza no mundo e como é definido o valor do que fazem são duas questões que estão presentes na prosa da autora, num livro que procura respostas para contornar o que classifica de sistema parasitário e criar um tipo de capitalismo mais sustentável, mais simbiótico, e que beneficie toda a gente.

“O Valor de Tudo”, dizem os analistas, é um livro “perspicaz e veemente, que demonstra que se queremos introduzir reformas no capitalismo – que terão de ser radicais para transformarmos um sistema que está cada vez mais doente e não continuarmos a alimentá-lo – precisamos urgentemente de perceber onde é produzida a riqueza”.

Quem escreveu
Professora no University College, em Londres, a italiana Mariana Mazzucato, 50 anos, fundou e dirige o Institute for Innovation and Public Purpose. O seu trabalho de investigação tem como foco o relacionamento entre política pública, inovação e crescimento económico. Também é consultora de governantes em vários países, junto dos quais promove a inovação de forma a produzir um crescimento mais inclusivo e sustentável.

Da sua bibliografia consta o muito elogiado internacionalmente “The Entrepreneurial State: Debunking Public vs. Private Sector Myths”. Também  coorganizou o livro “Rethinking Capitalism: Economics and Policy for Sustainable and Inclusive Growth”.

Em 2014, Mariana Mazzucato foi galardoada com o New Statesman SPERI Prize in Political Economy, e, um ano mais tarde, recebeu o Hans-Matthöfer-Preis, distinções a que somou, no ano passado, o Leontief Prize for Advancing the Frontiers of Economic Thought. A revista The New Republic considera-a um dos “três pensadores da inovação mais importantes” da atualidade.

Temas Chave
Economia, inovação, política

Ficha Técnica
Título: O Valor de Tudo
ISBN: 9789896445447
Edição: março 2019
Editor: Temas e Debates
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 428

Comentários