A moda mostrou que é possível a mulher ter vida para além do seu papel de mãe e de esposa.

A transposição da mulher da esfera privada para a esfera pública e da esfera familiar para a esfera laboral trouxe à mulher a conquista de um novo lugar no mundo. Com isso, aumentou a participação cívica (i.e. política, partidária, etc.).

O seu empoderamento decorre, igualmente, dos Direitos, Liberdades e Garantias que estão plasmados nas Constituições [1] da grande maioria dos países e que promovem Políticas Públicas de Igualdade de Género.

Em todo este processo a moda teve um papel fulcral.

Há quem pense erradamente que a moda trata de futilidades e que só oferece banalidades às mulheres.

A realidade é completamente diferente e isso é bem visível na indústria da moda que tem múltiplas dimensões e uma relevância cada vez mais elevada em termos de PIB e de geração de riqueza [2].

Empodera a mulher porque lhe dá visibilidade. Torna-a mais presente pois é-lhe dado palco de múltiplas formas.

Na sua última coleção Miuccia Prada [3] convidou nove artistas femininas [4] para serem protagonistas da sua coleção. Brigid Elva [5] é uma delas e colaborou nuns sapatos [6] que foram desenhados para as super heroínas da atualidade – as Mulheres Empoderadas que vencem no mercado de trabalho.

Com esta parceria Miuccia Prada quis valorizar as artistas e mostrar que a conciliação entre a vida laboral e a vida familiar também se pode fazer com a moda e simultaneamente promover o empoderamento da mulher nos seus múltiplos papéis.

Empoderar através da moda é umas das formas mais notáveis de premiar a criatividade e a inovação, bem como a inteligência emocional do género feminino.

______________

[1] Como sabemos os Direitos Constitucionais decorrem da Declaração Universal dos Direitos Humanos. In: http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf . Apesar de Portugal ser membro da Organização das Nações Unidas desde 14 de dezembro de 1955, só a 23 de março de 1976 é que passou a vigorar o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, adotado pelas Nações Unidas, a 16 de dezembro de 1966. A integração no Direito Interno português da Declaração Universal dos Direitos Humanos só foi possível a 9 de março de 1978, com a publicação no Diário da República.

[2] General data. The global apparel market is valued at 3 trillion dollars, 3,000 billion, and accounts for 2 percent of the world’s Gross Domestic Product (GDP). The fashion industry includes many sub industries, such as menswear, womenswear and sportswear. The womenswear industry is valued at 621 billion dollars. The menswear industry is valued at 402 billion dollars. The retail value of the luxury goods market is 339.4 billion dollars. Childrenswear had a global retail value of 186 billion dollars. Sports footwear is valued at 90.4 billion dollars. The bridalwear industry is valued at 57 billion dollars. In: https://fashionunited.com/global-fashion-industry-statistics

[3] https://www.pradagroup.com/en.html
[4] http://www.dazeddigital.com/fashion/article/37498/1/female-comic-book-artist-prada-ss18-mfw-brigid-elva-joelle-jones-trina-robbins
[5] http://brigidelva.com/
[6] http://www.prada.com/en/collections/fashion-show/woman-ss-2018.html

Comentários

Sobre o autor

Teresa Damásio

Teresa Damásio é Administradora Delegada do Grupo Ensinus desde julho de 2016, constituído por Instituições de Ensino Superior, o ISG, por Escolas Profissionais, o INETE, A Escola de Comércio de Lisboa e a Escola de Comércio do Porto, a EPET, o INAE, o IEG – em Moçambique, o Real Colégio de Portugal, o Externato Álvares Cabral, o Externato Marquês de Pombal e o Colégio de Alfragide. Este Grupo celebrou em... Ler Mais