Nomes de start-ups que mais atraem os investidores

Para que o seu negócio funcione, não basta ter uma ideia fantástica e uma equipa invejável: algo tão simples como o nome da sua start-up pode ser decisivo na hora de atrair os primeiros investidores.

É melhor um nome comprido ou curto para o meu negócio? Deve ser claro ou abstrato? É preferível que seja fácil de pronunciar?

Todas estas questões ficaram mais claras depois do trabalho de um grupo de investigadores da Universidade de Stony Brook, da Universidade Drexel e da Universidade Villanova. A equipa analisou a relação entre o nome de uma start-up e o financiamento que recebe inicialmente, e descobriu que há algumas peculiaridades que chamam a atenção dos investidores.

O estudo revelou que os nomes fáceis de pronunciar costumam ser mais chamativos para os investidores. Empresas com denominações curtas e simples como Uber ou Lyft recebem mais dinheiro, independentemente de qual seja a fonte de financiamento, revela o Business Insider.

Um nome original também lhe fará ganhar pontos no seu início, já que denota que a empresa tem algo especial. Embora um nome único só seja realmente vantajoso no início, quando o investidor não tem mais dados acerca da empresa. Assim, é conveniente não adotar uma denominação demasiado complexa, pois mais adiante pode incomodar os investidores.

Mas afinal como escolher o melhor nome para a sua start-up?

Evite que seja demasiado concreto: Quanto mais produtos um nome puder englobar, melhor. Nunca sabe quanto poderá crescer o seu negócio e os âmbitos do mercado que pode abarcar, assim escolha um nome abstrato que não limite no futuro.

Simples: Se ninguém sabe como escrever o nome da sua marca, não a encontrarão. Escolha um nome simples, tanto de pronunciar como de escrever, e elimina obstáculos entre o cliente e a sua start-up.

Único: Aposte em algo original e atrevido para chamar a atenção dos investidores. Faça uma procura exaustiva na internet, para se assegurar de que não há outro negócio com o mesmo nome ou semelhante.

Elimine barreiras: Assegura-se de que o nome seja fácil de pronunciar em todos os idiomas. Assim, é conveniente investigar se tem um significado especial em algum país e, nesse caso, determinar se pode ser inconveniente, confuso ou ofensivo. Lembre-se que pode expandir-se para fora das fronteiras de um só país.

Memorizável: Tente escolher um nome que fique no ouvido, ou seja, que seja difícil de esquecer. Pode testar se é realmente assim, partilhando-o com o seu círculo mais próximo e, duas semanas mais tarde, perguntar-lhes se ainda se recordam do nome e investigar que impacto teve nos mesmos.

Comentários

Artigos Relacionados