Este mês em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, escrevo sobre algumas empreendedoras que se destacam no ecossistema brasileiro.

É com muito orgulho que vos apresento oito grandes mulheres que se têm destacado na área da tecnologia:

Ana Fontes – Presidente da Rede Mulher Empreendedora, a primeira e a maior rede de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil que hoje soma 500 mil participantes. Ana também é curadora da Virada e do Fórum Empreendedoras. Hoje, a RME conta também com o Instituto Rede Mulher Empreendedora que procura políticas públicas e sociais para o desenvolvimento de empreendedoras.

Bedy Yang – Sócia da 500 Startups, uma das aceleradoras mais conceituadas de Silicon Valley (EUA). Fundou  também a Brazil Innovators que liga brasileiros a pólos mundiais de inovação.

Camila Achutti – Dona de duas start-ups com faturações milionárias, é uma referência mundial na luta por mais mulheres na tecnologia e líder do blog Mulheres na Computação. Camila viajou pelo Brasil e ensinou mais de 15 mil jovens a criar aplicações. Também é CEO e fundadora da Mastertech, eleita a melhor start-up de educação no país, cientista e Mestre em Computação e  foi a primeira mulher latina a receber o prémio Women of Vision em 2015.

Camila Farani – É fundadora dos fundos Gávea Angels, Mulheres Investidoras Anjo (MIA) e G2Capital (boutique de investimentos em empresas de tecnologia). Camila já investiu em mais de 30 start-ups e é um dos “tubarões” do Shark Tank Brasil. Foi premiada duas vezes como melhor investidora-anjo no Startup Awards (em 2016 e 2018). Através do MIA, primeiro grupo de investidoras anjo do Brasil, focado em negócios liderados por mulheres, já impactou mais de 600 empreendedoras.

Cristina Junqueira – É cofundadora, vice-presidente de marca e desenvolvimento de negócios da Nubank, fintech que conquistou o mercado brasileiro com cinco milhões de usuários e que está avaliada em quatro bilhões de dólares. Em 2017, entrou para a lista da revista Forbes das mulheres mais poderosas do Brasil.

Dani Junco – CEO da B2Mamy, primeira aceleradora que capacita e liga as mães empreendedoras ao ecossistema de inovação, tecnologia e start-ups. A aceleradora apoiada pelo Google já impactou 600 mulheres através de 2,8 mil horas de conteúdo digital. Além de oferecer mentoria e um programa com três meses de duração, a B2Mamy também se apresenta em empresas para discutir a diversidade no ambiente de trabalho e oferecer apoio às profissionais que são mães.

Lindália Junqueira Reis – CEO da Ions Innovation, cofundadora do Juntospelo.Rio e realizadora do Hacking.Rio. Lindália também é investidora do Gávea Angels e MIA (Mulheres Investidoras Anjos), membro do Conselho da FINEP, mentora de start-ups do The Founders Institute e do Sling Capital e professora de inovação da Universidade FGV. É especialista em Inovação pela COPPE e a 1.ª brasileira selecionada em 2010 pelo Singularity University NASA. Na diretoria de Inovação da Universidade Estácio criou a NAVE, a 1.ª pré
aceleradora de start-ups do Brasil que acelerou mais de 60 start-ups e que em 2015 conquistou o prémio de melhor pré-aceleradora no Brasil pelo Startup Awards.

Nina Silva – É fundadora do Movimento Balck Money que promove inovação, mindset empreendedor e educação financeira para afro descendentes. Nina possui mais de 16 anos de experiência profissional em TI e experiência internacional. Também é escritora e sócia fundadora da fintech D’Black Bank, que conecta consumidores a empreendedores negros para serviços financeiros 100% digitais. Atualmente, trabalha na ThoughtWorks como líder em gestão de projetos em TI.

Desejo que estas mulheres possam continuar a liderar e a inspirar outras mulheres no Brasil, em Portugal e mundo fora. Há certamente muitas outras grandes empreendedoras no ecossistema brasileiro, mas se fosse mencionar todas infelizmente não caberiam aqui. De qualquer forma, envio a todas mulheres empreendedoras a minha mais profunda gratidão e orgulho pelas suas conquistas, coragem e determinação em transformarem o
mundo.

Comentários

Sobre o autor

Daniella Meirelles

Daniella Meirelles é fundadora da DBRAND, consultora de branding, marketing e inovação; fundadora/CEO do GetYuppy, start-up de media, marketing e eventos; mentora nos programas Startup Rio, Startup Weekend e Founder’s Institute; palestrante; e também atua na organização do II Chapter... Ler Mais