A Forbes divulgou a lista das pessoas com as maiores fortunas oriundas das moedas virtuais. O maior “criptomilionário” é o criador de uma das divisas mais procuradas atualmente.

Chris Larsen é, segundo a Forbes, a pessoa com maior poder no mundo das moedas virtuais, ou cryptocurrencies. A publicação norte-americana calcula a fortuna de Larsen entre 6 e 6,5 mil milhões de euros, segundo os valores que a cryptocurrency apresentava no dia 19 de janeiro.

De forma a mostrar a volatilidade deste tipo de moedas, se o cálculo tivesse sido feito hoje, o património virtual de Larsen seria avaliado entre 3,5 e 3,8 mil milhões de euros.

A fortuna deste “criptomilionário” vem do facto de ele próprio ter criado uma divisa virtual. Em 2012, Larsen e Jed Caleb criaram a Ripple para facilitar as transações bancárias e pagamentos internacionais através da utilização da tecnologia blockchain. Este projeto conta com mais de 100 clientes, incluindo a Mitsubishi Financial, o Bank of America e o Santander.

Esta empresa detém 61 dos 100 mil milhões de XRP (moeda da Ripple) que estão em circulação. Larsen controla 17% da Ripple.

Antes de ter cofundado a Ripple, o homem que conta com um MBA em Stanford criou a E-Loan, um credor de hipoteca online. Este projeto foi avaliado em mil milhões de dólares no ano de 2000 (o que equivale a 1,43 mil milhões de dólares atuais, tendo em conta a inflação).

Em 2006, Larsen fundou o Prosper Marketplace, o primeiro mercado de empréstimos peer-to-peer dos Estados Unidos. Em 2012, deixou a empresa para fundar a Ripple, onde atualmente exerce o cargo de presidente executivo.

A lista da Forbes conta ainda com nomes conhecidos como Cameron e Tyler Winklevoss, os irmãos que lutaram contra Mark Zuckerberg pelos direitos do Facebook e que foram representados como os vilões do filme “A Rede Social” (The Social Network).

Refira-se que os três primeiros nomes que constam na lista da Forbes – Chris Larsen, Joseph Lubin e Changpeng Zhao – são de pessoas que contribuíram diretamente para a estímulo deste novo mercado. Os dois primeiros são criadores de moedas virtuais (ripple e ethereum) e o terceiro é criador de uma plataforma de troca deste tipo de divisas.

Comentários