Criada no início deste ano, a Miau Magazine ambiciona ser mais do que uma revista: quer criar um “reality show” para cat lovers.  Mas para tornar o seu sonho real procura parceiros.

O projeto editorial Miau Magazine nasceu em Coimbra pela mão da dupla Berta Mendes, gestora, e António Delgado, advogado (respetivamente diretora e diretor-adjunto), com o incentivo da filha Constança, de 15 anos, apaixonada por gatos.

Depois de uma primeira incursão online, em 2016, com o blogue LoveCats.pet, a revista foi lançada em janeiro deste ano com uma primeira apresentação ao público no espaço Fnac em Coimbra, seguindo-se outras pelo país.

A recetividade do mercado foi, segundo os seus fundadores, muito positiva, como se comprova com a sua participação em vários programas televisivos e radiofónicos. A revista foi, inclusivamente, media partner do filme “Gatos”, um documentário que retrata a vida destes animais pelas ruas de Istambul e  que esteve em exibição nas sala de cinema.

Bimestral, a Miau tem uma equipa de colaboradores, uns permanentes, outros esporádicos, que assegura a produção de conteúdos editoriais. Está nas bancas a nível nacional, e chega ao Brasil na versão digital, um país para onde a equipa responsável pelo projeto equaciona exportar o modelo da publicação.

Ambição: ser uma referência no setor

As expetativas para o projeto vão mais longe que apenas o mercado nacional e a versão em papel. “Esperamos e trabalhamos para que a Miau Magazine possa ser uma publicação e um projecto de referência entre a vastíssima e cada vez maior comunidade de amantes de gatos. Em Portugal existe pelo menos um gato em praticamente 30% dos lares e, no Brasil, estima-se que, no ano de 2020, o gato ultrapasse o cão como animal de companhia preferido (um pouco à semelhança do que sucede já nos Estados Unidos e Norte da Europa)”, explicam os responsáveis do projeto ao Link To Leaders.

Este será o público-alvo, juntamente com todas as entidades, empresas e profissionais do setor. A equipa fundadora quer continuar a estabelecer parcerias estratégicas e de valor para a Miau, bem como a desenvolver diversas iniciativas que possam potenciar a visibilidade e notoriedade da marca, para conseguir um crescimento sustentável.

A MIAU TV – Cat Studio é uma das ações em carteira. Trata-se de um programa, à semelhança de um projeto feito na Finlândia, transmitido em live-streaming, com recurso a tecnologias 360º e realidade virtual, destinado a potenciar a adoção de gatos que se encontram à guarda de Associações e que esperam por um lar que os acolha.

Para além disso, a MIAU.TV pretende desenvolver várias outras iniciativas e ser um espaço de divulgação de marcas e produtos. Por agora, o projeto já está definido, contudo, procura parceiros que pretendam associar-se à sua implementação.

Parceiros, procuram-se!

Conseguir parceiros que ajudem na divulgação do projeto, “que possam fazer chegar a Miau a todo o lado”, além de parceiros comerciais, é neste momento o objetivo da empresa. “Procuramos parceiros para a entrada da marca Miau, e respetivo modelo de negócio no mercado brasileiro. Pretendemos desenvolver um modelo de distribuição um pouco diferente do que temos em Portugal. Uma publicação gratuita que estará disponível em todos os locais Cat Friendly. Temos como prioridades o Rio de Janeiro e São Paulo, onde já estabelecemos parcerias que poderão ser bastante importantes para a entrada da Miau no mercado”, revelam os fundadores da publicação.

Também para o desenvolvimento da Miau Tv-Cat Studio já foram efetuados alguns contactos “no sentido de podermos formar uma equipa dedicada a trabalhar na área da produção e transmissão de conteúdos vídeo”.

Passo a passo….

São essencialmente três os grandes objetivos imediatos da Miau Magazine. Em primeiro lugar, consolidar a presença no mercado nacional, através da criação de parcerias estratégicas e de valor, para reforçar a notoriedade da marca. Depois exportar para o Brasil porque, referem os fundadores, “sabemos que os brasileiros nutrem uma enorme paixão pelos animais, sobretudo cães e gatos e pretendemos apostar num modelo de publicação gratuita, disponibilizada locais como clínicas e hospitais, lojas ou hotéis pet friendly”. Por último, “fazer da MIAU Magazine uma referência na comunidade Cat Lover mundial”.

Resumo
Responsável:  António Delgado e Berta Mendes
Área: Editora, online e televisão
Produto: Revista
Mercado: Nacional e internacional
Necessidade: Parceiros estratégicos
Contacto: info@miaumagazine.pt

Comentários