Trabalhar no universo das start-ups pode ser bastante exigente e nem sempre é fácil manter o equilíbrio entre dois lados complementares: a vida pessoal e o trabalho.

Estar “sempre” no emprego também não ajuda a atingir essa meta, sobretudo, no caso das mulheres-mães que trabalham e que tentam conseguir ter uma carreira. No entanto, com as exigências do empreendedorismo, os fundadores e os colaboradores de start-ups precisam de ideias novas, pensamento criativo e motivação constante para tentar encontrar esse equilíbrio. A missão é desafiadora e todas as sugestões são um plus nesta tarefa. Aqui ficam 10 dicas que podem ajudar.

1. Aprender a gerir o tempo
Este é um dos grandes desafios que os empreendedores enfrentam. Como só temos 24 horas por dia, estabelecer prioridades pode ser uma maneira de ajudar a gerir o tempo. Concentre-se nos tópicos mais importantes da sua lista de prioridades e é provável que as coisas sejam feitas com maior cuidado e foco. Por outro lado, e não menos importante, aprenda a dizer não a assuntos menos importantes, simplifique o seu trabalho e delegue.

2. Deixe o trabalho… no trabalho
É fundamental que assuma para si próprio uma regra simples, mas firme: “não trabalhar nos finais de semana”… sem abrir exceções! Cortar laços com o mundo exterior permite recuperar do stress semanal e deixar espaço para as ideias surgirem. Por isso, dê ao seu corpo e à sua mente a hipótese de descansar e de desligar completamente. E como hoje em dia a tecnologia nos permite ficarmos ligados ao mundo, o tempo todo, experimente desligar o telefone e fazer uma “desintoxicação” tecnológica.

3. Arranje tempo para a família
Conseguir passar tempo de qualidade com a família e amigos em dias de agenda profissional lotada é uma tarefa difícil. No entanto, ter tempo para a família é sem dúvida uma forma de aliviar a tensão, de alimentar momentos felizes e positivos. E que pode fazer a diferença no mundo das start-ups. Desde as viagens em família, a noites de divertimento, tudo serve para construir uma relação de qualidade com a qual só terá a ganhar.

4. Reserve tempo para si
O ritmo agitado que se vive na atualidade deixa muito pouco tempo livre para olhar para si próprio. Mas tente fazê-lo sempre que possível. Essa é altura em que verdadeiramente “desliga” e pode fazer uma introspeção e experimentar uma abordagem completamente nova. São muitas as vantagens se se avaliar continuamente, se tiver um momento de auto-reflexão e de definição de objetivos. Cuidar de si é fundamental para uma saúde mental fortalecida.

5. Delegue o máximo possível
Transferir para outsourcing tarefas específicas que não geram receita, mas que frequentemente lhe ocupam grande parte do dia, é um bom começo na missão equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Com esta opção, pode focar-se mais no crescimento do negócio e ter mais tempo livre para as questões pessoais.

6. Mude o escritório
O universo das start- ups é conhecido pelos horários flexíveis e pelas oportunidades trabalho online. Essa flexibilidade reduz o stress e melhora o equilíbrio entre o trabalho e uma vida saudável, já que permite que os pais passem mais tempo com seus filhos e consigam corresponder às obrigações pessoais e familiares. O nível de produtividade e de eficácia mantem-se elevado.

7. Exercício
Fazer exercício aumenta a energia e a capacidade de concentração. Por isso, integrar na sua rotina a prática regular de 30 minutos ajuda-o a manter o corpo ativo e a mente atualizada, e a desempenhar as tarefas mais rapidamente. A par disso, melhora a criatividade. Se ainda não reuniu as condições para implementar esse plano, comece por fazer caminhadas.

8. Divirta-se no trabalho
A única maneira de tornar o longo dia de trabalho suportável é conseguir algum espaço para o lazer. O divertimento deveria ser uma parte integrante do trabalho, já que torna os funcionários mais produtivos, mais envolvidos e simplesmente mais felizes. Ao promover tempo de lazer incentiva a criação de hobbies e  ajuda a manter o espírito o mais vivo possível.

9. Viajar
Viajar para novos lugares tem um efeito muito positivo no bem-estar físico e emocional. Alivia o stress, ajuda à reflexão e é enriquecedor do ponto de vista pessoal. Além disso, reforça a produtividade, a criatividade e as skills para resolver problemas.

10. Mantenha o pensamento positivo
Permanecer otimista mesmo quando enfrenta problemas é um desafio, mas ter uma atitude positiva é meio caminho para ultrapassar as dificuldades. Olhar para os aspetos positivos de todas as situações, ajuda-o a visualizar melhor os objetivos, mesmo que por vezes lhe pareça difícil.

Comentários