Quando dois jovens estudantes universitários partilham o mesmo gosto por livros de negócios, porque não juntar esforços e transformar essa preferência num projeto dedicado ao tema? Foi o que fizeram Frederico Romero e Simone Torre.

Analisar e divulgar os livros de negócios de uma forma simples e apelativa foi o objetivo dos jovens Frederico Romero, português, e Simone Torre, italiano, ambos estudantes universitários, ao criaram uma página no Instagram exclusivamente dedicada àquela tarefa. Conheceram-se através do Eramus e descobriram que tinham em comum o gosto por ler tudo o que estivesse relacionado com negócios.

Foi esse o ponto de partida para a ideia. “Como alunos de uma Business School, fizemos um “estudo de mercado” sobre a existência de páginas de Instagram que visassem aconselhar livros nesta área e constatámos que não havia nenhuma que fizesse algo semelhante ao que nós queríamos construir”, explicou Frederico Romero.

No início do verão passaram à prática e inauguraram a página para facilitar a vida aos leitores que procuram livros sobre estas temáticas e que se confrontam com uma oferta tão vasta que, por vezes, a dificuldade está em fazer a escolha do livro certo. Com a pesquisa efetuada pelos fundadores desta página, têm a vida facilitada já que através dela ficam com uma ideia das temáticas abordadas nos livros analisados.

Por enquanto, encaram este projeto como um hobby que pode ajudar os apreciadores de livros de negócios a fazerem uma seleção mais apurada das suas leituras. Contudo, no médio e longo prazo, não descartam a possibilidade de dar um novo rumo à página de Instagram, confidenciou Frederico Romero. Querem aumentar o número análises para terem uma plataforma maior e uma oferta mais diversificada. E, obviamente, aumentar número de seguidores.

Como funciona
A análise feita pelos jovens divide-se em três partes distintas e, por isso, usam três fotos para cada livro. Frederico Romero explica como tudo se processa: “associado à primeira foto fazemos um breve resumo do livro com a preocupação de não divulgar demasiado, por forma a manter o interesse na sua leitura. Associado à segunda foto citamos frases do livro que mais nos captaram a atenção. Junto à terceira avaliamos o livro de 1 a 5 em termos de qualidade, complexidade e diversidade de ideias”. A par desta análise, ainda divulgam a classificação que o livro tem no Goodreads, um website internacional, também ele dedicado à divulgação de livros. É ainda feita uma avaliação das áreas profissionais e/ou académicas, por exemplo, para as quais o livro poderá ter maior interesse.

Os livros selecionados para análise são obras internacionais, e em média, a cada 20 dias, é publicado uma nova atualização na página. Estudantes das áreas de finanças, gestão ou economia são alguns exemplos do target a que o projeto quer chegar. Uma das ambições dos dois fundadores para a página romero.and.torre é conseguir captar a atenção dos editores e autores para eventualmente criar uma parceria para a análise de livros. Enquanto essa ambição não se concretizar, a dupla vai continuar a fazer as suas análises editoriais aos mais recentes lançamentos dedicados ao universo dos negócios.

Resumo

Responsáveis:  Frederico Romero e Simone Torre
Mercado: Livros
Necessidade: Parcerias com editores
Contacto: https://www.instagram.com/romero.and.torre/  https://www.linkedin.com/in/simonetorre/ https://www.linkedin.com/in/frederico-h-romero/

Comentários