Passar férias na cidade não tem de ser sinónimo de filas, de incontáveis museus e monumentos ou de voltinhas pelas lojas. A Airbnb dá uma ajuda e sugere propostas alternativas para um dia de férias na cidade.

Numa altura em que os feeds das redes sociais se repetem com mil fotos de praias e piscinas e por aí se vão mantendo até setembro, há quem se deixe ficar pela cidade e contrarie a tendência.

São cada vez mais as pessoas que optam por aderir à tendência do staycation, isto é, de desfrutar de umas férias sem sair da sua cidade. Estes “viajantes” aproveitam os seus dias livres para romper com a rotina e viver a sua cidade, explorando novos caminhos.

No caso dos lisboetas, uma forma perfeita de desfrutarem deste conceito de não-viajar é passear por lugares desconhecidos ou praticar novas ocupações e atividades, guiados por especialistas locais.

Foi a pensar nisto que a Airbnb criou a plataforma Experiências da Airbnb, com o objetivo de permitir aos visitantes mergulharem nas comunidades locais e experienciarem vivências de viagem autênticas, ao mesmo tempo que ajudam os residentes a desfrutarem de novas facetas da sua cidade, descobrirem novas paixões e conhecerem novas pessoas.

Para aqueles que este verão vão ter a sua cidade de Lisboa como destino de férias, a Airbnb propõe um dia cheio de atividades.

Pela manhã:

A História de Fernando Pessoa

Fabrizio é um académico que se dedicou a pesquisar a vida de Fernando Pessoa e que promete levar os visitantes a descobrir a Lisboa do poeta ao visitar os lugares onde viveu, os cafés onde realizou tertúlias e se encontrava com os amigos, e as ruas que atravessava para se encontrar com o seu amor. Uma manhã para conhecer as ruas do eterno apaixonado de Ofélia.

Ao meio-dia:

Rita, a Fadista

Se a música lhe corre nas veias e o fado trina no seu ouvido, conheça a fadista Rita, que marca encontro consigo em Alfama, onde lhe vai explicar como este estilo de música representa a cultura portuguesa, tanto passada como presente. No final deixe-se embalar pela voz de Rita, que irá toma o palco para cantar e tocar, numa performance especial só para si.

Pela tarde:

A arte dos Azulejos
Porque não despender a tarde a conhecer uma arte de longa tradição em terras de Portugal? Carolina convida-o a descobrir a arte secular dos azulejos portugueses, a aprender tudo sobre os mesmos, desde as suas origens até à sua utilização contemporânea. Mas como para aprender não há como fazer, terá a oportunidade de pintar o seu próprio azulejo e de ser artista por um dia.

Pela noite:

O Clube secreto
E porque nas férias as noites podem prolongar-se para além do habitual, o André e o Filipe convidam-no a descobrir a cozinha e a cultura portuguesa, num jantar servido por um chefe de cozinha profissional e por um especialista em vinhos. Enquanto janta, estes explicarão as regiões, pessoas e paisagens de Portugal, num serão que promete ser para la de agradável.

 

 

Comentários