Uma aplicação que fomenta relações de confiança entre prestadores de serviços e potenciais clientes é a ideia que Pedro Alegria e Hugo Carvalho querem passar à prática. Precisam de apoio para entrar no mercado.

Pedro Alegria e Hugo Carvalho, ambos de 39 anos, tiveram a ideia de criar uma aplicação que minimizasse estes riscos e que permitisse fomentar as relações de confiança entre empresas prestadoras de serviços e potenciais clientes. E que, simultaneamente, facilitasse a rentabilidade em ganho de tempo e eficácia na gestão de reservas. Foi a partir desta necessidade que criaram a Lifeappns.

Em que consiste exatamente a Lifeappns? Os mentores explicam que esta é uma plataforma que disponibiliza App’s parametrizáveis e específicas para qualquer tipo de comércio ou negócio. Ou seja, cada comércio /negócio cria na plataforma uma app que se duplica num site com funcionalidades semelhantes. As aplicações são múltiplas desde reservas a compra de bilhetes, em setores que vão do comércio tradicional a restaurantes e hotéis, serviços, discotecas ou bares.

Através deste sistema, cada comerciante – de um restaurante, hotel ou spa, por exemplo – garante a conexão com os clientes que considera válidos, ou seja, clientes cumpridores e que não têm por hábito falhar, criando-se assim com relação como se se tratassem de clientes habituais.

Desta forma, app diminui o risco de falhas na marcação de reservas porque aquele cliente em questão, apesar de não ser cliente habitual, está identificado por outros estabelecimentos como sendo um cliente cumpridor. Segundo Pedro Alegria, o ecossistema dos clientes cumpridores de cada comércio pode assim ser partilhado na plataforma.

“Trata-se de uma nova forma de vermos a relação que todos temos com os nossos prestadores de serviços, sejam eles restaurantes, hotéis, bares, cabeleireiros, oficinas, clínicas, SPA’s, etc. Assim, o que a app faz é permitir a partilha de confiança de um estabelecimento comercial, que conhece os seus clientes fidedignos, com outros estabelecimentos de modo a que as reservas e prestação de serviços sejam feitas com base numa relação de confiança”. O utilizador apenas necessita de efetuar um único registo com todos os seus dados, e desta forma pode selecionar a informação que pretende disponibilizar na app de cada comércio/empresa. A pesquisa e a organização dos diferentes comércios/empresas é feita de forma simples e direta e cada comércio usufrui de cross-information nas pesquisas dos utilizadores.

Oferece um fator diferenciador aos prestadores de serviço e facilitará a comunicação com os clientes visto ser multi-idioma e pode disponibilizar todo o seu portfólio de serviços e/ou produtos aos clientes.

Lifeappns Hotel
Vejamos em concreto as potencialidades da Lifeappns Hotel, por exemplo. Tendo em consideração já uma 2.ª fase do desenvolvimento, esta app permite aos hóspedes efetuarem um “pré-checkin” onde poderão, suponhamos configurar o estado em que pretendem encontrar o seu quarto (temperatura, intensidade da luz, música ambiente, ramo de flores, …).
“Para o hotel, esta possibilidade cria uma nova e revolucionária forma de comunicar com os clientes, porque disponibiliza de uma forma simples e prática todos os seus serviços. Um exemplo: um hotel em Portugal recebe um hóspede proveniente da China; o hotel não tem nenhum funcionário que saiba mandarim, nem o hóspede sabe outro idioma. Problema: como é que o hóspede pode solicitar o quarto, ou informar o hotel de que vai querer para o almoço um bife, com arroz e salada, acompanhado por um copo de vinho tinto?”, exemplifica Pedro Alegria.

Com a Lifeappns o hóspede efetua o seu pedido no idioma materno. Quando o pedido é finalizado, é entregue diretamente no “departamento” correspondente, na cozinha se se tratar de uma refeição, podendo, ainda, ser reencaminhado para um departamento de nível superior (o concierge, por exemplo) que controlará todos os pedidos, o tempo que demora a satisfazê-los e ainda aferir o grau de satisfação.

“A Lifeappns Hotel vem tornar as relações hóspedes-hotel muito mais práticas e funcionais, permitindo ainda ao hotel disponibilizar todo o portfolio de departamentos e serviços”, asseguram os responsáveis da aplicação.

Barreiras a ultrapassar
Dar o passo seguinte na implementação da ideia está a ser uma etapa difícil de ultrapassar. “Já partilhámos a ideia com alguns investidores, todos acharam a ideia da App fantástica, no entanto, as respostas centram-se quase todas na mesma premissa: “podem desenvolver a App, que nós apoiaremos na tração comercial”, explicou o jovem empreendedor.

Até à data os criadores do projeto já desenvolveram o conceito e todos os mapas das diferentes aplicações Lifeappns planeadas, a “Lifeappns Hotel” e a “Lifeappns Commerce”, esta última direcionada para restaurantes, bares, cabeleireiros, oficinas, clínicas, SPA’s, … Agora os próximos passos serão converter os mapas em linguagem informática, desenvolver a aplicação e conseguir tração comercial.

“Neste momento, necessitamos de alguém que acredite no projeto tal como nós e que aposte na Lifeappns, apoiando (em paralelo com fundos de financiamento) a gestão do negócio e investimento para desenvolvimento e, futuramente, tração comercial”, explicam.

Resumo
Responsável: Pedro Alegria / Hugo Carvalho
Área: TIC
Produto: LifeAppns
Mercado: Internacional
Necessidade: Apoio na gestão do negócio e investimento para desenvolvimento + tração comercial
Contactos: alegria.p@gmail.com

Comentários