Mulheres, líderes de grandes empresas e peritas em matérias de sustentabilidade. Apresentamos alguns exemplos espalhados pelo mundo.

PepsiCo, L’Oreal, Driscoll’s ou Google… o que podem ter em comum estas empresas? Têm nas suas equipas mulheres líderes, experts em sustentabilidade e que implementam nas empresas e nas equipas que gerem princípios e regras em defesa do ambiente.

A Forbes identificou alguns exemplos de mulheres que são change-makers  no movimento mundial da sustentabilidade empresarial, que fazem a diferença nas empresas que integram e, consequentemente, nos clientes, nos consumidores, no mundo. Escolhemos duas dezenas de exemplos:

Danielle Azoulay – Chefe de RSE e Sustentabilidade na L’Oreal EUA
Promove a mudança numa das maiores empresas de beleza do mundo e é uma voz inspiradora sobre como usar essa escala para maximizar os resultados positivos para as pessoas e o meio ambiente.

Prisca Bae – Chefe de Gabinete para Políticas Públicas Globais e Assuntos Governamentais da PepsiCo
Prisca atua como chefe de equipa em Políticas Públicas Globais e Assuntos Governamentais. Anteriormente, liderou a agenda feminina do Centro de Excelência e Envolvimento Global da PepsiCo, onde acompanhou o desenvolvimento e o lançamento do compromisso de 100 milhões da PepsiCo com mulheres e jovens.

Elaine Strunk – Diretora de Sustentabilidade Global do McDonald’s
Está a impulsionar mudanças em escala através da rede global da McDonald’s. A experiência de Elaine está na intersecção entre tecnologia, negócios e design para criar uma mudança positiva na indústria de alimentos.

Jessi Baker – Fundadora da Provenance HQ
É uma voz líder na utilização dos negócios e da tecnologia para criar mudanças positivas. Usa as novas tecnologias para ajudar a entender melhor o nosso mundo material e como uma forma de impulsionar uma economia circular e aumentar a transparência nas cadeias de distribuição.

Kelley Bell – Vice-Presidente de Impacto Social e Ambiental Global na Driscoll’s
É responsável por integrar as considerações sociais e ambientais nas principais decisões estratégicas e lidera as prioridades filantrópicas, de bem-estar dos colaboradores e de sustentabilidade. Fundou o Diálogo de Água da Comunidade do Vale do Pajaro, um grupo com múltiplos stakeholders da Califórnia, que trabalha para equilibrar as questões locais relacionadas com a água.

Sarah Butler-Sloss – Diretora Fundadora da Ashden
Sarah é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho sobre a mudança climática e energia verde. Através da sua organização Ashden, contribui para o debate sobre políticas globais e é uma das principais vozes sobre o assunto.

Kate Brandt – Diretora de Sustentabilidade do Google
Lidera a sustentabilidade nas operações, produtos e cadeia de suprimentos mundiais do Google. É apaixonada por mudanças estratégicas e por economia circular.

Orsola de Castro – Fundadora e Diretora Criativa da Fashion Revolution
Desde o lançamento do Fashion Revolution, a Orsola tornou-se uma das principais vozes na transparência da cadeia de abastecimento para a indústria da moda. Inspirou milhões ao perguntar aos retalhistas: “Quem fez as minhas roupas?” E deu voz aos colaboradores de fábricas de roupas.

Helen Clarkson – CEO do The Climate Group
Helen lidera uma das mais influentes ONGs de clima com foco em negócios. Tem um conjunto único de valências e experiências através do seu histórico em trabalho humanitário, filosofia e contabilidade.

Cathy Combs – diretora de sustentabilidade da Eastman
Conduz todas as iniciativas de sustentabilidade em todos os negócios da Eastman e aprecia profundamente a forma como a sustentabilidade pode ajudar a melhorar a vida e o emprego das pessoas.

Juliet Davenport – Fundadora e CEO da Good Energy
Tem um papel ativo no caminho para ajudar a Grã-Bretanha a tornar-se 100% renovável. A sua empresa, a Good Energy, é fornecedora de energia 100% renovável, investidora e geradora.

Christiana Figueres – líder em mudanças climáticas globais
Christiana tem sido crucial para as negociações sobre mudanças climáticas desde o seu mandato como secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O seu trabalho levou ao importante Acordo de Paris em 2015. Desde então, fundou a Missão 2020 para impulsionar a urgência na ação climática.

Virginie Helias – Vice-Presidente de Sustentabilidade Global da Procter & Gamble
Tem sido a força motriz na obtenção de produtos sustentáveis para as famílias em todo o mundo. A sua experiência em gestão de marca e sustentabilidade ajudou-a a ser uma inovadora.

Joanna Yarrow – Chefe de uma vida saudável e sustentável para a Ikea
O seu trabalho na Ikea ajuda a inspirar e capacitar milhões de clientes em todo o mundo a criar casas e espaços que sejam sustentáveis, saudáveis e acessíveis.

Leslie Johnston – Diretora Executiva da Fundação C&A
Trabalha para criar um mundo melhor para os milhões de pessoas que trabalham na cadeia de distribuição de vestuário. Está a contribuir ativamente para essa visão, mudando o setor têxtil por dentro.

Hannah Jones – Diretora de Sustentabilidade e VP do Innovation Accelerator da Nike
Foi nomeada uma das principais profissionais que moldam a indústria da moda. Está a mudar ativamente a maneira como as empresas veem a sustentabilidade e a responsabilidade social, desde a obrigatória até a oportunidade de inovar.

Paloma Lopez – Líder de Estratégia Global, Masterbrand da Kellogg na Kellogg Company
A Paloma usa inovação, marcas e pessoas para impulsionar o crescimento sustentável. Com uma expertise na indústria de alimentos, trabalha para criar valor para as pessoas ao longo da cadeia de distribuição e nos sítios envolvidos nesse percurso.

Mindy Lubber – CEO da Ceres
Foi reconhecida pela ONU como uma das “Líderes de Mudança do Mundo”. O seu trabalho para defender a liderança em sustentabilidade e a interconexão entre desenvolvimento económico e sustentabilidade social e ambiental tem sido impactante.

Alexandra Palt – Directora de Responsabilidade Corporativa do Grupo L’Oreal
Como chefe de responsabilidade corporativa, vice-presidente executiva da Fundação L’Oreal e membro da equipa de liderança internacional da L’Oreal, Alexandra assume a responsabilidade global pelos principais imperativos sociais, ambientais e comunitários do grupo.

Beatriz Perez – Vice-Presidente, Directora de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Company
Passou a sua carreira a trazer sustentabilidade para as massas através do seu papel na Coca Cola. Preocupa-se em garantir que a comunicação e a sustentabilidade estejam alinhadas com os objetivos do negócio.

Ewelina Samchalk – Directora Sénior de Sustentabilidade da PepsiCo
Lidera a agenda Performance with Purpose 2025 em todo o mundo, marcas e funções. Também é chefe de equipa do diretor científico e vice-presidente.

Comentários