O voluntariado é fundamental para mostrar as competências de liderança

É possível que lhe esteja a faltar esta característica fundamental para mostrar as suas competências de liderança no LinkedIn.

Ao navegar nos cerca de 600 milhões de utilizadores do LinkedIn é comum encontrar perfis que apresentam as competências, os cargos e as empresas por onde passaram no seu percurso profissional.

No entanto, é menos comum encontrar uma componente que, segundo a especialista em comunicação Amy George, é fundamental para mostrar as competências de liderança: o voluntariado.

Num artigo de opinião na revista Inc., a empreendedora e líder da agência de comunicação By George Communications, explica que parte do seu trabalho é atualizar os perfis do LinkedIn dos clientes e que é frequente não haver nada explícito sobre esta componente tão importante para mostrar a liderança.

Um estudo da Deloitte indica que 80% dos influenciadores de recrutamento acreditam que as pessoas que se envolvem em iniciativas de voluntariado estão mais aptas para terem cargos de liderança do que aquelas que não o fazem. Porém, apenas um em cada três currículos inclui voluntariado.

A especialista deixa algumas dicas sobre a forma como este tipo de cargos deve ser apresentado no seu perfil ou currículo:

Trate o papel que desempenhou como um emprego. Amy George indica que devemos detalhar o trabalho desempenhado numa iniciativa de voluntariado como se de um emprego se tratasse. Ou seja, em vez de dizer só que fez voluntariado na organização X durante Y tempo, deve explicar o seu cargo, as atividades desempenhadas, as responsabilidades e as conquistas.

– Inclua o voluntariado na sua carta de apresentação e sumário do LinkedIn. Não deixe que o seu trabalho de voluntariado fique “escondido” no meio do currículo ou no fundo do perfil de LinkedIn. Em vez disso, a especialista defende que deve incluir esta atividade na sua carta de apresentação a uma empresa e no seu sumário da página de LinkedIn.

– Procure referências na sua rede de voluntariado. Não descarte a hipótese de procurar apoio junto da sua rede de contactos do voluntariado quando estiver à procura de referências ou recomendações. Segundo George, isto é especialmente útil caso queira mudar para uma área profissional diferente e que tenha experimentado enquanto voluntário.

Comentários

Artigos Relacionados