Seduzir o cliente através de uma linguagem baseada nos símbolos, na composição de espaços e na disposição dos produtos. Estas são algumas das potencialidades do visual merchandising explicadas neste livro.

Um instrumento técnico e visual para profissionais que atuam no retalho ajudando-os a comunicar os espaços e os seus produtos. Assim se define o “Visual Merchandising – Sedução no Retalho”, um livro que se assume como um manual dedicado a estudantes e profissionais desde marketeers, retalhistas, lojistas, arquitetos e designers. Apresenta uma visão completa das técnicas e vocabulário aplicados no visual merchandising e está escrito numa linguagem simples e direta, socorrendo-se de fotografias de exemplos de sucesso nacionais e internacionais.

Alguns dos temas abordados no “Visual Merchandising – Sedução no Retalho” são, por exemplo: “Os 3 “E”: Entretenimento, Espetáculo, Experiência; Out-Store: Começar de fora para dentro; Produzir uma montra é encenar a magia: Os 3 “I”: Inusitado, Inesperado, Inédito; Aritmética para uma montra: os 3 “A” + 3 “O”; In-Store: Enfatizar a estética, evidenciar a técnica; Os 3 “F”: Feérico, Faustoso, Fetiche.

O livro põe o leitor em contacto com o universo do merchandising no retalho e a compreender como o espaço pode comunicar a personalidade da loja, desde a fachada e a montra até ao expositor onde o produto é exibido e apresentado. Aborda os novos formatos comerciais, e a forma como as exigências dos consumidores e a diversificação das marcas obrigam os profissionais desta área de atividade a uma adaptação constante para reinventarem as mensagens e para criarem mais apelativas e eficazes de se fazerem notar e chegaram ao público.

Quem escreveu
Ângela Fernandes é visual merchandiser desde 1990 e colaboradora de insígnias como a Marks & Spencer, Alain Manoukian e a Cacharel Portugal, entre outras. Licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem uma vasta experiência enquanto formadora em empresas, assim como na formação inicial de jovens e na formação contínua de profissionais ativos.

Atualmente, coordena e é docente do curso profissional de Técnico de Vitrinismo/Design de Loja, da Escola de Comércio de Lisboa. Ao longo da sua vida profissional são várias as conferências que já realizou para entidades privadas e públicas. Também colaborou com a WorldSkills Portugal na qualidade de presidente de júri da profissão de vitrinista e no desenvolvimento do referencial de competências da profissão de visual merchandiser.

Temas chave
Inovação, design, comunicação

Ficha técnica
Título: “Visual Merchandising – Sedução no Retalho”
ISBN: 978-972-722-884-3
Edição: maio 2018
Editora: FCA
Idioma: Português

Comentários