“Porque vale a pena quebrar as regras no trabalho e na vida”. A afirmação é de Francesca Gino a autora de “Talento Rebelde” que chegou às bancas este mês.

Do que fala
“Mediante exemplos esclarecedores e estudos de caso, Francesca Gino demonstra o verdadeiro poder do rebelde. A rebeldia, tal como ela a define, não consiste apenas em quebrar regras – é permitir que o nosso melhor lado e os nossos talentos se revelem em todas as facetas da nossa atividade profissional e pessoal”. Esta é uma das críticas ao livro da italo-americana Francesca Gino autora do “Talento Rebelde”, um livro em que defende que o futuro pertence aos rebeldes – e que existe um rebelde em cada um de nós.

Francesca Gino lembra que os rebeldes têm má reputação. “Vemo-los como fonte de conflitos, como gente que gosta de contrariar. Na realidade, porém, os rebeldes mudam o mundo para melhor com a sua perspetiva não-convencional. Em vez de se agarrarem ao que é seguro e conhecido, os rebeldes desafiam o status quo. São mestres da inovação e da reinvenção e têm muito a ensinar-nos”, refere a autora.

Este livro é o resultado de uma década de estudo de “rebeldes” em organizações de todo o mundo, desde boutiques de luxo da capital da moda italiana, ao melhor restaurante mundial ou um estúdio de filmes de animação multipremiado.

Ao longo desta investigação, a escritora identificou líderes e funcionários que personificam o “talento rebelde”, exemplos com os quais, diz a autora, devemos aprender. No ambiente de concorrência que se vive atualmente, Francesca considera que cultivar o talento rebelde é o que permite às empresas evoluir e prosperar. Além disso, afirma, a rebeldia tem um bónus que se estende para além do local de trabalho: conduz a uma vida mais intensa, comprometida e gratificante.

É com estas bases que o livro mostra como ter êxito quebrando todas as regras. Deseja motivar uma equipa, desenvolver um negócio ou construir relacionamentos mais significativos? O “Talento Rebelde” deixa-lhe algumas pistas e permite compreender aqueles que desafiam o que está instituído, além de fazer o leitor refletir sobre a utilização do poder e do estatuto, tanto a nível profissional como pessoal.

Quem escreveu
A italo-americana Francesca Gino, 40 anos, é investigadora e professora da Harvard Business School, onde é titular da cátedra Tandon Family of Business Administration. Foi considerada um dos 40 melhores professores da sua disciplina, a nível mundial, pelo website Poets & Quants, e um dos 50 pensadores da área de gestão mais influentes do mundo pela Thinkers50. Francesca Gino é também consultora de organizações como a Bacardi, Akamai, Disney, Goldman Sachs, Honeywell, Novartis, P&G e das Forças Armadas dos Estados Unidos. Autora de vários livros, a sua obra tem sido destacada na imprensa internacional, concretamente na CNN, no The Economist, no Financial Times e no New York Times.

Temas Chave
Talento, gestão, empresas

Ficha Técnica
Título: Talento Rebelde
ISBN: 9789896444884
Edição: fevereiro de 2019
Editor: Temas e Debates
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352

Comentários