…E como depende de nós. Esta é a questão levantada por Tim O´Reilly no livro que vai chegar às bancas este mês. A forma como a tecnologia vai interferir na vida de todos nós é um dos focos do autor.

Do que fala
O «Como Será o Futuro e Porque Depende de Nós» fala no impacto que as tecnologias criadas na atualidade podem ter no futuro das pessoas. O autor levanta questões como “o que têm em comum os automóveis sem condutor, os serviços on-demand, a inteligência artificial e a desigualdade de rendimentos?” e, para todas elas, conclui que “estamos a caminhar desordenadamente para um mundo dominado pela tecnologia, que não compreendemos bem e que temos razões para temer”.

Aborda a forma como as tecnologias do século XXI estão a mudar os negócios, a educação, os governos, os mercados financeiros e a economia. Através dos exemplos de plataformas como a Amazon, a Google, o Facebook ou AIrbnb, o autor demonstra que a economia e os mercados financeiros são cada vez mais geridos por algoritmos. A par disso, analisa a desigualdade de rendimentos, o declínio da mobilidade ascendente e a perda de postos de trabalho devido a avanços tecnológicos.

O autor acredita na possibilidade de o mundo vir a ser dominado por máquinas hostis às pessoas, e que os sistemas atualmente em construção contribuem para isso. No livro defende que devemos reescrever os algoritmos relativos à economia se quisermos criar um futuro mais centrado nas pessoas. “Depende de todos assegurar que as novas tecnologias são causa, não de consternação, mas de assombro”.

Quem escreveu
Autor de vários outros livros, Tim O’Reilly é visto pelos seus pares como “O oráculo de Silicon Valley”. Irlandês, 64 anos, é fundador da O’Reilly Media, uma empresa que há mais de 30 anos apoia, com os conhecimentos necessários, quem quer entrar no mundo de Silicon Valley. Também é sócio da O’Reilly AlphaTech Ventures, um fundo de capitais de risco para empresas em fase de arranque, além de integrar a administração de várias empresas, entre as quais, Code for America, Maker Media, Peer J, Civis Analytics e Pop Vox.

Temas chave
Tecnologias, internet, gestão.

Ficha Técnica
Título: Como Será o Futuro
ISBN:  9789722065177
Edição: maio 2018
Editora:  Dom Quixote
Idioma: Português
Encadernação: Capa dura
Páginas: 544

Comentários