Mudar de carreira profissional, e o que esta opção envolve, é o foco do livro escrito a duas mãos por Lourdes Monteiro e Alexandra Quadros.

Do que fala
Quantas vezes já pensou em mudar de emprego ou de setor de atividade? O que o impediu de dar esse passo?  Quantos casos conhece de pessoas que mudaram de profissão e se saíram bem?  O que lhe está a faltar para fazer o mesmo?
Estes são alguns dos dilemas que assolam muitos profissionais e que as autoras do “Quero, Posso e Mudo de Carreira” passam para as 224 páginas deste livro, com uma abordagem prática a esta realidade. Em coautoria com Alexandra Quadros, que entrevistou pessoas “renascidas” no mundo do trabalho, bem como altos responsáveis de várias empresas, Lourdes Monteiro fala da sua própria experiência de mudança profissional. Assim como do acompanhamento que faz de profissionais insatisfeitos, descrevendo alguns dos factores que alavancam ou, pelo contrário, bloqueiam o seu progresso.

O livro aborda entre muitas temáticas, aspetos sobre os mitos associados ao trabalho e à carreia; as tendências de mudança; aprender ao longo da vida; transformação do papel da gestão e dos gestores nos recursos humanos; as etapas a percorrer na career redesign; ou como se sente uma mudança na carreira. O livro termina com um conjunto de histórias/testemunhos de quem mudou de profissão..

Quem escreveu
Licenciada em Química Tecnológica, Lourdes Monteiro fez várias mudanças profissionais, todas bem-sucedidas, ao longo dos anos. Durante este percurso, descobriu que podia apoiar o redesign das carreiras de outras pessoas, cruzando o seu conhecimento pessoal do mundo corporativo com a sensibilidade enquanto coach, setor em que trabalha há oito anos, no âmbito da liderança de equipas.
Criou o Career Redesign, um processo que se tornou o seu propósito profissional e pessoal, ou seja, ajudar profissionais ativos a encontrarem condições para conquistar a sua realização. Enquanto consultora, colaborou com a Dynargie Portugal e é Associate Certified Coach, pela International Coach Federation. É ainda coautora do livro Business Models for Teams.

Por sua vez, Alexandra Quadros tem um percurso profissional onde se destacam os 20 anos de ligação à atividade publicitária. Trabalhou em agências, primeiro como copywriter e depois como diretora criativa. Também foi repórter de viagens na Blue Travel e “contadora de histórias reais ou fictícias”, como refere, em revistas como a Fora de Série, Elle e Egoísta
Hoje, Alexandra Quadros, licenciada em Psicologia, trabalha por conta própria para poder continuar a desenvolver, com plena liberdade, a área da escrita. Lançou-se também na concretização de um dos seus projetos de sempre: escrita de ficção. “Nunca te deixarei morrer” foi o seu primeiro romance.

Temas chave
Empresas, profissão, pessoas, mudança

Ficha técnica
Título: Quero, Posso e Mudo de Carreira
ISBN: 9789897419317
Edição: 25 setembro 2018
Editor: Oficina do Livro
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224

Comentários