A forma como “um pequeno empurrão” pode fazer a diferença na vida das pessoas e nas decisões que tomam, sejam elas pessoais ou profissionais. Eis o tema central da obra da dupla Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein.

Do que fala
Boas ou más decisões. Assim se faz o dia-a-dia de qualquer pessoa, seja nas decisões importantes, sobre a escola dos filhos ou a saúde destes, seja sobre o que compramos ou como investimos o nosso dinheiro. Ao longo de mais de 300 páginas, o “Nudge – Um pequeno empurrão”, fala do modo como tomamos decisões e de como podemos decidir melhor. Ou seja, ao analisar e explicar como se dá o processo de decisão, o livro aborda também algumas estratégicas sobre como podemos aperfeiçoar esse processo. E mostra-nos como um preconceito, ou uma “leitura” desajustada da realidade, pode levar a que façamos escolhas erradas.

Através das respetivas experiências no domínio da economia comportamental, os autores mostram aos leitores como usar o que designam de “arquitetura da escolha” e como podem criar um ambiente agradável à tomada de decisões certas. Um dos exemplos citados no livro tem lugar numa cantina escolar e está relacionado com a maneira como a comida é colocada ao alcance dos alunos. Se os alimentos que estiverem mais à mão forem os melhores é mais fácil os alunos escolherem a opção saudável. Ou seja, a escolha deles continua a ser livre, mas foram criadas as condições para que decidam melhor. Esta é uma regra que os autores do livro transpõem quer para áreas políticas quer para as relações familiares ou laborais. Aqui entra o tal  Nudge (o pequeno empurrão) que pode fazer a diferença.

Quem escreveu
“Nudge” foi escrito a duas mãos por Richard H. Thaler, em co-autoria com Cass R. Sunstein. Sobejamente conhecido do grande público, norte-americano Thaler, 72 anos, foi o vencedor do prémio Nobel da Economia em 2017, pela sua contribuição para a economia comportamental.

O também norte-americano Cass R. Sunstein, 64 anos, é um jurista académico especializado nas áreas de direito constitucional, administrativo e ambiental, bem como no domínio do direito e comportamentos económicos. É professor na universidade de Harvard e, inclusivamente, integrou o executivo do ex-presidente Obama.

Temas-Chave
Economia, dinheiro, investimento, decisões.

Ficha Técnica
Título: Nudge – Um pequeno empurrão
ISBN: 9789892341088
Edição: fevereiro 2018
Editora: Lua de Papel
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 368

Comentários