É à volta da ameaça existencial da alta tecnologia que Franklin Foer explana a suas teorias sobre o tema e aborda a atualidade relacionada com a forma como os avanços tecnológicos podem estar a destruir valores instituídos.

Partindo dos primórdios da história intelectual da ciência da computação – desde Descartes e do Iluminismo, a Alan Turing, Stuart Brand e às origens hippies do atual Silicon Valley – Franklin Foer expõe ao longo de quase 300 páginas, os fundamentos sombrios dos nossos sonhos mais idealistas para a tecnologia.
O livro analisa a forma como as ambições corporativas de gigantes como a Google, o Facebook, a Apple ou a Amazon estão a interferir em domínios como a propriedade intelectual e a privacidade. O autor lembra que “vivemos um estádio inicial da automação e da homogeneização totais da vida social, política e intelectual” e que apenas pela “imposição da nossa autoridade privada sobre o modo como interagimos intelectualmente com o mundo, teremos o poder de contrariar esta tendência”.

Franklin Foer mostra, através de uma escrita simples, mas de forma convincente, como a monopolização dos meios de distribuição tem contribuído para desvalorizar e degradar a palavra escrita. O livro faz ainda uma análise do futuro da humanidade e daquilo a que habitualmente chamamos de “livre arbítrio”.
De acordo com analistas internacionais, o “Mundo sem medo” faz uma defesa apaixonada e profundamente esclarecida da necessidade de resgatar a cultura, conhecimento, informação, ideias, dos Facebooks e Amazons”.

Quem escreveu
O norte-americano Franklin Foer, 44 anos, é o autor desta obra. Formado pela Universidade da Columbia, é correspondente do Atlantic e membro da New America Foundation, e foi chefe de redação da revista New Republic durante sete anos. Tem no currículo a autoria de várias obras entre as quais o “How Soccer Explains the World”, traduzido em mais de duas dezenas de línguas, e foi vencedor do National Jewish Book Award.

Temas chave
Pessoas, negócios, tecnologia, multinacionais

Ficha Técnica
Título: Mundo Sem Mente
ISBN: 9789896445096
Edição: junho 2018
Editor: Temas e Debates
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 284

Comentários