Internet, redes sociais, gíria do cibercrime, criptomoedas, IoT ou Big Data são alguns dos temas abordados no novo livro editado pela FCA.

Do que fala
Numa época em que a Internet tem um papel predominante na vida das empresas e das organizações, colocando desafios constantes ao nível da segurança, o livro “Introdução à Cibersegurança – A Internet, os Aspetos Legais e a Análise Digital Forense”, vem desmistificar alguns aspetos relacionados com esta temática e ajudar os utilizadores a conhecerem melhor o funcionamento da Internet.
Este manual, da autoria dos especialistas Mário Antunes e Baltazar Rodrigues, apela à implementação de estratégias pró-ativa no combate ao cibercrime e à redução dos riscos que lhe estão associados.

“Se, por um lado, a implementação de medidas reativas de segurança na Internet potencia tendencialmente a mitigação das ameaças, por outro a prevenção e formação pode revelar-se um forte aliado na implementação de medidas pró-ativas e que evitem a execução de tais ameaças”, lembram os autores no capítulo introdutório.

Numa primeira parte, o livro faz uma análise de plataformas como o Cloud, IoT, Big Data e Redes Sociais, entre outras. Posteriormente, explora o cibercrime ao apresentar conceitos introdutórios sobre a criminalidade na esfera digital, na ótica do sistema judiciário português, e a análise digital forense.

Com uma linguagem simples e acessível, o “Introdução à Cibersegurança” destina-se a todos os interessados nestas temáticas, desde profissionais que queiram adquirir conhecimentos introdutórios e competências na área da investigação da criminalidade informática e análise digital forense, até aos estudantes de informática, direito ou outras áreas relacionadas.

Incentivar os utilizadores a terem uma atitude pró-ativa no combate do cibercrime é uma das grandes mensagens desta obra, que aborda temas como funcionamento da Internet e dos seus principais serviços; redes sociais e aspetos relacionados com a segurança dos utilizadores; sistema judiciário português e Lei n.º 109/2009; formalização da queixa e fases do processo penal; gíria do cibercrime; noção de prova digital e metodologia de análise digital forense; relatório de análise digital forense; técnicas de OSINT; recolha de informação em fontes abertas: Dark web, dark net e deep web; Rede TOR;  e criptomoedas e bitcoin.

Quem escreveu
O “Introdução à Cibersegurança”, foi escrito em coautoria pelos especialistas Mário Antunes, doutorado em Ciência de Computadores e membro efetivo e investigador no Center for Research in Advanced Computing Systems, uma unidade de investigação do laboratório associado INESC TEC, e Baltazar Rodrigues, inspetor na Polícia Judiciária na área do combate à criminalidade informática.

Mário Antunes é professor adjunto do Departamento de Engenharia Informática, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria, onde coordena o curso de mestrado em Cibersegurança e Informática Forense. A par disso, tem ainda a seu cargo as unidades curriculares nas áreas temáticas de Redes de Computadores, Segurança na Internet, Administração de Sistemas e Serviços de Rede e Infraestruturas de Cloud e de Data Centers.

Por sua vez, Baltazar Rodrigues soma 28 anos de carreira como inspetor na Polícia Judiciária, concretamente no combate à criminalidade informática, onde esteve colocado durante17 anos. Em 2005 chefiou a equipa de Informática Forense daquela área e, mais tarde, em 2014, o grupo de Perícias Informáticas. É licenciado em engenharia informática pela Universidade Autónoma de Lisboa, com uma pós-graduação em Direito e Cibersegurança, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e detentor de várias certificações internacionais relevantes na área da análise digital forense.  Também é professor adjunto convidado no curso de mestrado em Cibersegurança e Informática Forense Instituto Politécnico de Leiria.

Ficha técnica
Título: Introdução à Cibersegurança
ISBN: 978-972-722-861-4
Edição ou reimpressão: abril de 2018
Editor: FCA
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Pág: 256

Comentários