Gestores, quadros superiores ou empreendedores são alguns dos públicos-alvo deste livro dedicado à gestão do talento nas organizações da Península Ibérica.

Do que fala
Numa fase em que a gestão de talentos domina muitos dos debates em torno da gestão de pessoas, o livro “Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica” pretende ajudar os diferentes intervenientes deste mercado a preparem-se para os novos desafios do século XXI no que toca a estas matérias.

Ao longo de 314 páginas, o livro conjuga um enquadramento reflexivo do ciclo de gestão de talento, recorrendo aos testemunhos de 15 empresas ligadas à indústria e à consultoria, assim como de organizações de economia social que atuam no domínio da ação social, saúde e bem-estar.

O livro faz uma abordagem geral sobre o contexto organizacional ibérico, valorizando um conteúdo abrangente e por onde passam temas como a atração, retenção e desenvolvimento do talento. Tudo através de práticas de gestão e desenvolvimento de pessoas, alinhadas com a cultura organizacional e a competitividade do negócio. A importância de olhar para as pessoas/equipas como o eixo principal da estratégia das organizações é um dos aspetos que esta obra não descura.

Quem escreveu
Escrito a duas mãos, este livro tem como coautoras Dora Martins e Rita Moreira da Cruz. A primeira possui um doutoramento em Ciências Empresariais − Organização e Recursos Humanos, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e é professora adjunta no Instituto Politécnico do Porto (ISCAP e ESH). A par disso é ainda diretora do mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos (ISCAP) e também colabora com a Porto Business School (PBS) e com o Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA). Dora Martins é autora de mais de 40 publicações científicas no âmbito da gestão de expatriados e de práticas de gestão de talento.

Por sua vez, Rita Moreira da Cruz coordena a área de compensação e benefícios da multinacional BorgWarner. Também foi consultora na área da gestão de pessoas em Espanha e gestora de recursos humanos em diferentes PME nacionais, em duas das quais com cargos de liderança. Rita é licenciada em Recursos Humanos, pelo Instituto Politécnico do Porto, e Master em Dirección de RH y Gestión del Talento, pela EAE Business School/Universidad Rey Juan Carlos, em Madrid. Representa a DCH − Organización Internacional de Directivos de Capital Humano, como embaixadora em Portugal, assim como a EHCA − European Healthy Companies Association.

Temas Chave
Gestão, recursos humanos, organização

Ficha Técnica
Título: Gestão do Talento em Organizações da Península Ibérica
ISBN: 978972-8871680
Edição: janeiro 2019
Editora: RH
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 314

Comentários