É fundamental perceber porque falham os negócios. Segundo os autores deste livro, os três grandes erros nos negócios devem-se a falhas de planeamento e de comunicação, e à incapacidade de ponderar o impacto sobre as pessoas.

Do que fala

Se a economia global tivesse um som característico no momento em que este livro estava a ser escrito, seria o de rolhas de champanhe a saltar nos gabinetes dos consultores de M&A (mergers & aquisitions, ou seja, fusões e aquisições) de Londres a Xangai, passando por Nova Iorque, referem os autores. Os acordos comerciais globais libertaram-se dos grilhões da austeridade, superando a barreira dos 5 biliões de dólares (cerca de 4,3 mil milhões de euros) em 2015 e eclipsando facilmente o recorde de 3,7 biliões de dólares (cerca de 3,1 mil milhões de euros) alcançado em 2007, acrescentam.

Com base na sua larga experiência na área, os autores abordam os principais passos de um acordo de negócios bem-sucedido, desde a estratégia inicial até à integração, passando pela avaliação das empresas.

Analisando diversos casos, desde os bem-sucedidos até aos que são puramente questionáveis, e recorrendo a exemplos conhecidos, os autores falam sobre a tendência inexorável de as empresas se fundirem, apresentando um guia sobre os benefícios e as armadilhas das M&A como estratégia de crescimento de qualquer empresa.

O resultado é um olhar sobre os motivos por que alguns acordos funcionam e outros “dão para o torto”.

Quem escreveu

Anna Faelten é consultora financeira na Ernst & Young. Tem dez anos de experiência em M&A, aconselhando empresas predominantemente no setor das tecnologias, meios de comunicação e telecomunicações.

Michel Driessen, além de sócio sénior da Ernst & Young, é especialista em integração pós-fusões, investimento e reestruturação operacional. Desempenhou cargos executivos de topo em várias multinacionais.

Scott Moeller é professor no departamento de finanças da Cass Business School e diretor do respetivo centro de investigações em M&A. Foi banqueiro de investimento no Morgan Stanley e no Deutsche Bank e consultor na Booz Allen Hamilton. É autor de diversas obras sobre a área das M&A.

Temas-chave

Negócios; Gestão; Liderança; Fusões; Aquisições

Ficha técnica

Título: Porque Falham os Negócios e como salvá-los
ISBN: 9789897243837
Edição: 08-2017
Editor: Clube do Autor
Idioma: Português
Tipo: Capa Mole
Páginas: 272

Comentários