O conceito de inovação disruptiva domina a obra do professor norte-americano Clayton M. Christensen, mundialmente conhecido pelo seu estudo em inovação dentro das empresas.

O conhecido bestseller que influenciou nomes como Steve Jobs ou Jeff Bezos acaba de ser editado no nosso país pela Actual Editora. O “Dilema da Inovação” é uma referência do mundo dos negócios, um livro no qual o autor Clayton M. Christensen defende que as grandes empresas de sucesso podem fazer tudo bem, mas, ainda assim, fracassar.

Através de um conjunto de lições, que combinam sucesso e fracasso, protagonizadas por líderes de mercado, Christensen apresenta um conjunto de regras que ajudam a capitalizar o fenómeno da inovação disruptiva.

Ajudam os administradores a determinar quando não devem ouvir os clientes, quando devem investir no desenvolvimento de produtos com menor desempenho, que prometem margens menores, e quando devem procurar mercados menores à custa daqueles aparentemente maiores e mais lucrativos.

Nas suas mais de 300 páginas, o autor explica, assim, por que razão as boas empresas, mesmo sendo competitivas, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perderam o lugar de destaque no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas que alteraram o paradigma da estrutura do mercado. Em suma, enfrentam o desafio/dilema da inovação e de uma fórmula de gestão diferente para abraçar esse desafio.

O “Dilema da Inovação” apresenta-se como um alerta para que as empresas consigam antever as mudanças e revela algumas regras para saberem como responder perante os desafios e alcançar o sucesso.

Quem escreveu
Professor da Harvard Business School, Clayton M. Christensen, 66 anos, é conhecido por estar associado a uma das ideias mais influentes do atual mundo dos negócios: a inovação disruptiva.
O livro “O Dilema da Inovação” já foi, aliás, apelidado por muitos profissionais como a obra-prima de Clayton M. Christensen e eleito pela The Economist como um dos seis grandes livros de negócios.

O seu autor conquistou cinco vezes o McKinsey Award e recebeu o Lifetime Achievement do Tribeca Filmes Festival. A revisa Forbes considerou Clayton M. Christensen um dos pensadores de gestão mais influentes do mundo.

Temas Chave
Negócios, inovação, gestão, liderança.

Ficha técnica
Título: O Dilema da Inovação
ISBN: 9789896943028
Edição: julho 2018
Editor: Actual Editora
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 356

Comentários