Miguel Pina Martins, fundador da Science4you, transpôs para livro o percurso de sucesso da empresa que fundou em 2008. O jovem empreendedor transformou uma ideia em que poucos pareciam acreditar num negócio de milhões.

Do que fala
Escrito por Miguel Pina Martins, fundador e CEO da Science4you, e Rui Hortelão, jornalista, o livro conta o percurso de sucesso dos primeiros 10 anos desta empresa 100% portuguesa que desenvolve, produz e comercializa brinquedos educativos para todo o mundo.

A Science4you deu os primeiros passos com um investimento inicial de apenas 1.125 euros e, atualmente, atinge vendas superiores a 22 milhões de euros, está presente em mais de 60 países e em 20 mil pontos de venda.

O livro retrata o caminho trilhado até agora, uma história de empreendedorismo que cada vez mais caminha para atingir o patamar de uma empresa global de origem portuguesa.

Ao longo de 159 páginas, e oito capítulos, o livro “A Ciência de Brincar” apresenta também algumas ‘lições’ fundamentais para o sucesso de qualquer empresa: liderança, motivação, negociação, evolução, como manter os bons colaboradores, progressão de carreira, líderes versus chefe e cultura empresarial.

Através do exemplo da Science4You, o leitor pode constatar de que é feita uma start-up: coragem de errar, determinação e resiliência.

Quem escreveu
O livro “A Ciência de Brincar – Como transformar um trabalho de curso num negócio de milhões” foi escrito a duas mãos: por Miguel Pina Martins, o mentor da Science4you, e Rui Hortelão, jornalista há mais de 20 anos.

Licenciado em Finanças, pelo ISCTE, e com mestrado de Gestão na mesma instituição, Miguel Pina Martins começou por estar ligado à atividade política quando, aos 19 anos, foi eleito deputado municipal no Seixal. também teve uma breve passagem pela banca de investimento, mas rapidamente percebeu que queria definir o seu próprio projeto profissional. Assim, aos 22 anos, passou a liderar um projeto que podia controlar e que representava os valores corporativos e organizacionais em que acreditava: a Science4you S.A.

Reconhecido pelo seu empenho e profissionalismo, Miguel Pina Martins foi distinguido com vários prémios ao longo dos últimos anos, entre os quais o Empreendedor do Ano 2010 (Comissão Europeia); Empreendedor Finicia Jovem 2009 IAPMEI; 1.º Prémio da European Entreprise Awards, na categoria de Internacionalização a nível Nacional, em 2011; Empreendedor nos Prémios Novos 2013; Business Internalization Award, em 2013, por parte do governo britânico. Em 2015, foi condecorado pela Presidência da República com a Ordem de Mérito Empresarial.

Por sua vez, Rui Hortelão trabalha como jornalista há mais de duas décadas. Ao longo da sua carreira foi diretor da revista Sábado, diretor-adjunto do Diário de Notícias e subdiretor do Correio da Manhã, tendo antes passado ainda pelas publicações Record, 24horas e Focus.
Licenciado em Comunicação Social, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), também foi docente de New Media na pós-graduação de Estratégias de Comunicação e Assessoria Mediática, do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA). No seu currículo como escritor conta-se o livro “As Estórias Nunca Contadas pela História-100 Anos de República”, em 2010, e mais, recentemente,  “Alpoim Calvão-Honra e Dever”, em 2012, a biografia do mais condecorado militar de sempre da Marinha Portuguesa.

Temas Chave
Negócio, empreendedorismo, liderança.

Ficha Técnica
Título: “A Ciência de Brincar-Como transformar um trabalho de curso num negócio de milhões”
ISBN: 9789895425617
Editora: Cultura Editora
Edição: novembro 2018
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 160

Comentários