“Um livro inspirador, escrito de forma clara, sobre a economia moderna e para todos os que se interessam pelo mundo em mudança”. Esta é uma das sínteses possíveis de o “Capitalismo sem Capital”.

Do que fala
“Um livro que enquadra as bases de uma nova e desafiante economia”, assim definiu Martin Wolf, do Financial Times, a recente obra de Jonathan Haskel e Stian Westlake. Dividido em dois grandes capítulos – A ascensão da economia intangível e Consequências da ascensão da economia intangível – o “Capitalismo sem Capital” traça o perfil da economia moderna.
Os autores abordam o que definem como a revolução silenciosa ocorrida no início do século XXI, altura em que os mercados económicos mais desenvolvidos investiram mais em bens imateriais, como são os casos, por exemplo, de design, gestão de marca, pesquisa e desenvolvimento e software, do que em bens materiais, concretamente maquinaria, construções e computadores. Esta é, aliás, referem, uma tendência transversal a todo o tipo de negócios, desde empresas de tecnologia e farmacêuticas até cafés e ginásios.

Assim, partindo de quase uma década de pesquisas, Jonathan Haskel e Stian Westlake analisam a evolução deste investimento e das métricas que o avaliam, mas também o papel crescente que os bens intangíveis tiveram em algumas das grandes mudanças económicas da última década.

Quem escreveu
Professor de economia na Imperial College Business School, Jonathan Haskel também é diretor do respetivo programa de doutoramentos. Anteriormente, foi professor e responsável do Departamento de Economia da Universidade de Londres e lecionou na Universidade de Bristol e na London Business School. Desde 2016 que Haskel é também diretor não executivo da UK Statistics Authority.

Por seu turno, Stian Westlake é conselheiro do ministro da Ciência, Inovação e Educação Superior do Reino Unido. Além disso foi diretor executivo de investigação da Nesta, a fundação nacional para a inovação do Reino Unido. Westlake é formado em História pela Universidade de Oxford e fez um Master em Finanças na London Business School e uma pós-graduação em Economia e Governo na Universidade de Harvard.

Em 2017, os dois autores receberam, conjuntamente, o Indigo Prize, um novo prémio que visa estimular o pensamento económico no século XXI.

Temas Chave
Capitalismo, economia, investimento, bens.

Ficha Técnica:
Título: Capitalismo sem CapitaI
ISBN: 9789897244292
Edição: março 2019
Editora: Clube de Autor
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352

Comentários