Um livro claro e elucidativo que se traduz no último legado do astrofísico mais relevante do século XX: Stephen Hawking.

Com o prefácio do ator inglês Eddie Redmayne (que interpretou Stephen Hawking no cinema) e posfácio da filha Lucy Hawking, este livro póstumo do cosmólogo britânico mundialmente conhecido retrata as suas reflexões sobre as maiores perguntas com que a humanidade se depara.

Numa altura em que enfrentamos situações potencialmente catastróficas – como as alterações climáticas, a ameaça de uma guerra nuclear e o desenvolvimento da Inteligência Artificial –, Stephen Hawking vira a sua atenção para as questões mais urgentes que a humanidade enfrenta.

Sobreviveremos? Devemos colonizar o espaço? Existe um Deus? Estas são algumas das perguntas a que responde neste que foi o seu último livro, uma obra abrangente, estimulante, apaixonante e sempre bem-humorada, como a classificam os especialistas.

Ao longo da sua extraordinária carreira, Hawking expandiu o conhecimento do universo e desvendou alguns dos seus maiores mistérios, acreditando no crucial papel da ciência para a resolução dos problemas da Terra. Nesta obra “Breves Respostas às Grandes Perguntas” partilha a sua perspetiva sobre as mudanças que todos nós, enquanto espécie humana, enfrentamos e sobre o destino que está reservado ao nosso planeta.

Baseado nas informações que ao longo de décadas disponibilizou em forma de ensaios, palestras e discursos, o livro responde a questões que muitas pessoas lhe perguntaram e que vão além do campo académico.

Depois de Einstein, Stephen Hawking é provavelmente o cientista mundialmente mais conceituado, conhecido, essencialmente, pelo trabalho revolucionário que desenvolveu nos campos da física e da cosmologia, e também pelo seu sentido de humor.

Quem escreveu
O britânico Stephen William Hawking, físico, teórico e matemático, faleceu em março deste ano, aos 78 anos, mas deixou um extenso legado de investigações científicas e de livros.

Ao longo da vida, e apesar da doença neuromotora que o começou a afetar ainda jovem – Amyotrophic Lateral Sclerosis (ALS), que atinge progressivamente o sistema motor e vocal – Hawking dedicou-se à pesquisa e ao estudo da natureza do contínuo espaço-tempo e das anomalias que ali ocorrem.

Apesar da sua paixão por matemática, estudou Física na University College, em Oxford. A partir de 1974, e no campo da cosmologia, dedicou-se particularmente ao estudo dos buracos negros e ao comportamento da matéria. Ao descobrir que aqueles emitiam radiações, formulou uma teoria para explicar este facto, baseada no Princípio de Incerteza de Heisenberg, que resolve o problema relativo à termodinâmica dos buracos negros.
Partindo de alguns pressupostos básicos e da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, Hawking previu que o nosso Universo deverá ter começado com uma dessas singularidades em que as leis da física einsteiniana perdem a validade.

O seu livro “Brief History of Time: From the Big Bang to Black Holes” (1988) revelou-se o livro de divulgação científica mais vendido de sempre. Contudo, em julho de 2004, na Conferência Internacional sobre Relatividade Geral e Gravitação, Stephen Hawking admitiu que a sua teoria sobre o desaparecimento da matéria nos buracos negros estava errada.

Temas Chave
História, astrofísica, cosmologia, ciência

Ficha Técnica
Título: Breves Respostas às Grandes Perguntas
ISBN: 9789897771569
Edição: novembro 2018
Editor: Editorial Planeta
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296

Comentários