O retrato de uma mulher com um percurso inspirador, desde os tempos de infância passados no South Side de Chicago, no seio de uma família afro-americana de classe média, até chegar à Casa Branca, em Washington.

Do que fala
“Sou uma pessoa comum, que deu consigo numa jornada extraordinária. Ao partilhar a minha história, espero ajudar a criar espaço para outras histórias e outras vozes, alargar o trilho para quem pode pertencer e porque pode pertencer”.

Este é o statement da autora do “Becoming – A minha história”, Michele LaVaughn Robinson Obama, 54 anos, mulher do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Aquela que foi a primeira afro-descentente a chegar a primeira-dama dos Estados Unidos, partilha com o mundo as suas memórias, numa narrativa inspiradora, desde a sua infância vivida na zona sul de Chicago, passando pela vida académica na Universidade de Princeton, pela atividade profissional, como advogada e executiva, e pelo lado pessoal e familiar.

Michelle Obama convida os leitores a entrarem no seu mundo, onde o equilíbrio entre as exigências da maternidade e o trabalho foram uma constante, sem esquecer os oito anos que “residiu” na Casa Branca, a casa mais famosa do mundo.

O livro “Becoming – A Minha História”, afirmam os especialistas internacionais, é um relato sábio, revelador e íntimo de uma mulher que desafiou permanentemente as expetativas, dona de uma história de vida que inspira e dá confiança a quem se quer superar a si mesmo. Além de falar das suas raízes, de como encontrou a sua voz e desenvolveu a força, de forma a usá-la para capacitar os outros, Michelle Obama faz uma reflexão profunda sobre os ajustes necessários à realidade da vida matrimonial, e de todos os desafios que, conjuntamente com o marido, presidente dos Estados Unidos, teve de enfrentar. Sem esquecer a vertente política, nomeadamente, através da partilha de alguns pormenores sobre a campanha para as eleições presidenciais de 2008, assim como os pontos altos e baixos vividos durante os anos passados na Casa Branca.

O livro retrata uma história de esperança e otimismo, num relato cru e intimista, de uma jovem afrodescendente de classe média que conquistou o seu lugar no mundo.

Quem escreveu
Formada em Direito, Michelle LaVaughn Robinson Obama apresenta-se como uma das mulheres mais emblemáticas e incontornáveis da atualidade. Advogada, nasceu e cresceu na cidade norte-americana de Chicago. Casada com o 44.º presidente dos  Estados Unidos, foi a primeira afro-descendente ocupar a função de primeira dama.

No desempenho dessas funções afirmou-se como uma poderosa defensora das mulheres e meninas nos EUA e em todo o mundo. Sempre ao lado do marido enquanto este conduzia os destinos dos EUA, acompanhou alguns dos seus momentos mais angustiantes, um percurso, e experiências, que retrata agora ao longo de mais de 400 páginas.

Temas Chave
Biografia, memória, testemunhos, política

Ficha Técnica
Título: Becoming – A Minha História
ISBN: 9789896656058
Edição: novembro
Editor: Objectiva
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 400

Comentários