Docente universitário, coach e especialista em liderança e comunicação, António Sacavém escreveu “Aprenda a dizer não sem culpas”, um livro onde partilha ferramentas para aprender a dizer não com confiança e sem culpa.

Do que fala
Como o não-positivo pode transformar a sua vida pessoal e profissional e torná-lo mais feliz. Este é o desafio do livro “Aprenda a dizer não sem culpas”, que recentemente chegou às bancas pela mão da Manuscrito Editora.

São 192 páginas, ao longo das quais o autor partilha aquelas que considera serem as ferramentas essenciais para aprender a dizer um “não positivo”, um não confiante, que lhe abre portas para o diálogo, que vai aumentar a sua produtividade, ajudá-lo a equilibrar trabalho e família e a promover a sua realização profissional e pessoal. Em suma, vai torná-lo uma pessoa mais feliz!

O autor defende o “não positivo” como a melhor maneira de chega a um “sim maior”. Como reage quando o seu chefe lhe pede para sair mais tarde, exatamente no dia de aniversário de um familiar? Ou quando um amigo lhe pede para tomar conta dos filhos e já tinha programa para essa noite? A sua vontade de dizer “não” provavelmente acaba por redundar num “sim”.

O livro ajuda-o encontrar a melhor forma de lidar com essas situações, a não deixar que a sua vontade seja anulada, sem que sinta culpa por isso. O autor mostra como uma das principais barreiras ao desenvolvimento pessoal e profissional é a dificuldade/incapacidade para dizer não. E deixa claro que saber dizer não, nos momentos certos e da forma adequada, não faz de nós más pessoas.

Quem escreveu
Professor auxiliar na Universidade Europeia e professor convidado no IPAM e no Leadership Lab da CATÓLICA-LISBON School of Business & Economics, António Sacavém é partner, trainer e coach na António Sacavém Communication Academy.

Dá formação em competências de comunicação, liderança e negociação, tanto no âmbito universitário, como em empresas nacionais e internacionais, como por exemplo na Toyota, Fujitsu ou Farfetch.

Doutorado em gestão pela Universidade Europeia – Laureate International Universities, é também detentor de diversas certificações internacionais, como por exemplo o “Accredited Coach Training Program (ACTP)”, Activision Coaching by Variations, acreditado pelo ICF e o “Nonverbal Communications Mastery Course (Instructor’s Level)”, pela JNForensics .

É licensed partner para Portugal do Center for Body Language e fundador das marcas Microexpressões Faciais e Linguagem Corporal. Realiza investigação nas áreas da liderança, comunicação, contágio emocional e afins.

Temas Chave
Desenvolvimento Pessoal, Autoajuda, Coach

Ficha Técnica
Título: Aprenda a dizer não sem culpas
ISBN: 9789898871435
Edição: 07-2018
Editor: Manuscrito Editora
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192

Comentários