Dois jovens universitários criaram a Orus Co., uma marca portuguesa de vestuário e acessórios. O projeto está ativo desde 2016, tem conseguido bons resultados e continua a apostar em novos parceiros.

Em 2015, Francisco Duarte e o Pedro Gonçalves, dois jovens universitários, decidiram criar uma marca de vestuário e acessórios de moda, com produtos de qualidade a preços justos, numa linha urbanwear direcionada para o público jovem. Durante esse ano planearam e pesquisaram sobre a possibilidade de criação da marca, contataram  fornecedores e definiram por onde queriam começar e onde iriam vender.

No início de 2016, criaram a empresa e lançaram a marca Orus online. “Tivemos muitas dificuldades, as pessoas não estavam a aderir e tivemos que fazer uma reestruturação no projeto”, explicou o cofundador Francisco Duarte.  A partir daí criaram parcerias com marcas, celebridades e influencers, melhoraram  a publicidade e a imagem da marca e com essas ações conseguiram chegar ao cliente.

Neste momento, estão a trabalhar com clientes particulares, lojas multi-marca e marketplaces. Mas as vendas vão além-fronteiras porque apesar do maior número de vendas  se registar em Portugal e no Reino Unido, a Orus também vende, como referiu Francisco Duarte, para Espanha, França,  Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália, Estados Unidos, Brasil e Austrália.

Atualmente com três sócios, a Orus depara-se com os mesmos entraves que qualquer marca nova que entra no mercado: conquistar o cliente. Por isso, a estratégia da empresa centra-se em transmitir a qualidade dos artigos e o facto e os vender a um preço justo. “Como temos artigos diversificados, por vezes não é uma tarefa fácil reunir a atenção do cliente num só artigo. Desta forma, acreditamos que cada artigo tem um alvo diferente e é deste ponto de vista que nos  baseamos para realizar as nossas campanhas publicitárias”, explica Francisco Duarte.

Reforçar a marca com novas coleções
Crescer como marca em Portugal e no estrangeiro são os objetivos do cofundador da Orus. Mas a curto prazo, pretende aumentar a  variedade de produtos, conseguir novos pontos de venda, quer sejam lojas físicas ou marketplaces. E completar a marca com mais artigos de vestuário e acessórios, desde calçados, calças, camisas, underwear e bijuteria, quer para o público masculino quer para o  feminino.

O artigo mais recente da marca são os relógios. Têm despertado a atenção dos clientes devido ao design minimalista e ao preço  acessível, salienta aquele responsável. Por isso, em fevereiro, a Orus vai apresentar uma nova coleção de relógios para “elas”, com bracelete em couro e também com o design minimalista característico da marca. A par disso, vai apresentar a primeira coleção de calças de ganga, mais um produto made in Portugal,numa primeira fase apenas para o público masculino.

Resumo:
Responsável: Francisco Duarte, Pedro Gonçalves e Nuno Ribeiro.
Área: Vestuário e acessórios de moda
Produto: Vestuário e acessórios
Mercado: Nacional e internacional
Necessidade: Parcerias
Contacto: info@orusclothing.com

Comentários