A história de qualquer empresa de sucesso não começou com o produto, mas sim com a equipa que o construiu. Não existem empresas sem pessoas e são as pessoas o maior asset de qualquer empresa.

Depois de sete anos a construir equipas, de muitas tentativas, alguns sucessos mas, principalmente, depois de muitos falhanços, sumarizo a minha experiência nas seguintes conclusões:

As pessoas que vais querer na tua equipa não querem trabalhar para ti, querem trabalhar contigo! Contrata alguém que desafie a tua maneira de pensar, as tuas ideias, são eles que te fazem crescer como pessoa e, principalmente, como líder.

Investe na cultura da empresa, no “beer pressure”, em atividades, experiências, momentos partilhados que criam emoções, unidade, empatia, paixão.

Não contrates estrelas.Estes, normalmente, têm um ego superior às suas capacidades reais, são muito mais caros e, principalmente, têm demasiadas certezas.

Procura motivação, vontade, atitude e não descartes os CVs de “ovelhas negras”. Normalmente são quem mais sede tem de provar ao mundo (e a si próprios) que conseguem, que são tão bons ou melhores do que as escolhas óbvias e são eles que te vão conseguir surpreender pela positiva.

Esquece a liderança do passado, esquece o top down, esquece as hierarquias tradicionais. Se és (ou queres ser) um líder e não tens tempo para as pessoas, o teu maior asset, tens as tuas prioridades trocadas e estás claramente a alocar mal o teu tempo.

Mais importante de tudo, sê humilde. Percebe que não sabes tudo e mesmo as pessoas que menos consideras te podem ensinar alguma coisa. Aqui “roubo” o lema da trivago: “we are never great, never wise, never done”. Estamos sempre a aprender, não há verdades absolutas e não soluções únicas. A auto-reflexão é uma das mais importantes virtudes de um líder, só assim consegues ficar melhor a cada dia, crescer e levar contigo uma ideia, uma equipa e uma empresa ao sucesso!

___________

*José Murta é o Global Head of Hospitality na Trivago  N.V., um motor de busca global de hotéis que liga os anunciantes aos milhões de viajantes. Antes de assumir sua função atual, José foi country manager no trivago e um dos principais contribuintes para o rápido crescimento da empresa. Foi responsável pela gestão e desenvolvimento de plataformas nos mercados da Europa, Oriente Médio e África.
Hoje, José lidera uma equipa internacional de especialistas de mercado, capacitados para ajudar os anunciantes de hotéis a adotar o mundo digital, fornecendo-lhes soluções tecnológicas competitivas e os conhecimentos essenciais de marketing. Uma voz líder no setor, fala em nome do trivago em eventos globais em que partilha os insights da empresa sobre as últimas tendências, desenvolvimentos e disrupções no mundo dos negócios da hospitalidade. Conhecedor da indústria e com um profundo entendimento das suas complexidades e dos desafios enfrentados pelos empresários, José Murta e a sua equipa dedicam-se a capacitar os hotéis anunciantes em todo o mundo a aproveitarem suas oportunidades e aumentarem seu impacto on-line.

Comentários