Ana Santos e Leonor Saraiva são duas empreendedoras que criaram uma marca de infusões, condimentos e tisanas. Agora procuram parceiros para o consolidar o projeto e dar o salto para a internacionalização.

A Inspired by Lemon é uma empresa agrícola, de produção de plantas aromáticas em modo biológico, constituída por duas sócias – Ana Santos e Leonor Saraiva­ – que, após muitos anos de trabalho na área financeira e de psicologia, resolveram mudar de vida.

A escolha pelas aromáticas adveio de uma necessidade de proximidade com a natureza, de fugir à rotina da capital e de arriscar numa área completamente diferente para ambas.  Como explica Ana Santos, CEO e cofundadora, iniciaram o projeto em maio de 2014, numa área de dois hectares de produção instalada em Aljubarrota, Alcobaça. Atualmente com quatro colaboradores, a Inspired by Lemon está a produzir uma grande variedade de plantas, que comercializa a granel e com marca própria, para uso como infusão e na culinária.

No retalho, apresenta ainda tisanas, junta frutos e especiarias às plantas e cria misturas que resultam da inspiração das duas fundadoras do projeto. Essas criações são agrupadas em coleções temáticas: “Aromas do Ano”, “Sabores do Mundo” e “Equilibrium Ayurveda”. Além da qualidade do produto, Ana Santos e Leonor Saraiva­ apostaram também em embalagens com um design apelativo, cuidado e personalizado por categoria e coleção. “Mais do que chás, uma odisseia de sabores!” é o lema da jovem empresa.

À procura de parcerias para consolidar a marca
Quatro ano depois de terem lançado este projeto agrícola, as suas fundadoras querem agora consolidar a marca em Portugal. Por isso, “seria importante conseguir parcerias que nos permitissem chegar a um maior número de pontos de venda, nomeadamente hipermercados, que já têm espaço para a gama gourmet, cadeias de lojas e de distribuição”, explicam as fundadoras da Inspired by Lemon.

No mercado nacional, a empresa já está presente em algumas mercearias gourmet, essencialmente nos distritos limítrofes à zona onde está instalada. Falta reforçar a marca nos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto onde estão a sentir alguma dificuldade em entrar. “Sentimos que há alguma resistência na aposta em marcas novas. Participámos recentemente no Mercado Gourmet, em Lisboa, fizemos alguns contactos que estão em desenvolvimento”, afirmam.

Este ano a Inspired by Lemon, também está a dar os primeiros passos rumo à internacionalização. Já abordaram o mercado alemão e norte da Europa e preparam-se para participar na feira Natural & Organic Products, em Londres. “O grande passo para nós seria a internacionalização. Temos particular interesse em mercadosdo norte da Europa, Ásia e América no Norte”, revelam. Desenvolver o mais recente projecto no ramo da hotelaria (luxury amenities) e eventos (gifts), pretendendo captar como parceiros resorts, hotéis e organizadores de eventos é outra das metas no horizonte.

Resumo
Responsáveis
: Ana Santos e Leonor Saraiva
Área: Produção agrícola plantas aromáticas
Produtos: Granel selecionado, infusões, condimentos e tisanas
Mercado: Nacional e Internacional
Necessidade: Captação de clientes internacionais e consolidação da marca em Portugal 
Contactos
geral@inspiredbylemon.com

A Inspired by Lemon produz as plantas aromáticas em Aljubarrota

 

Comentários