As mudanças no mundo dos negócios estão a acontecer a um ritmo nunca antes visto. As empresas que conseguirem acompanhar estas transformações serão as mais bem-sucedidas no mercado.

Não existem muitas certezas no mundo dos negócios, mas uma delas é incontornável: a mudança. Na esfera empresarial esta variável tende a ser cada vez mais volátil.

Seguir as constantes alterações e tendências pode ser uma das maneiras de manter o seu projeto atualizado e à frente da concorrência. As mudanças que apresentamos neste artigo estão a alterar por completo a maneira de atuar das empresas.

Plataformas mobile, a melhor maneira de chegar aos clientes

Se olharmos para o mercado dos telemóveis há 20 anos, dificilmente conseguiríamos prever a importância que esta tecnologia teria hoje para se chegar aos clientes. Depois de terem passado por várias alterações, os telemóveis acabaram por evoluir para pequenos computadores de bolso.

Atualmente, segundo um estudo da Marktest, os portugueses passam em média uma hora e meia por dia nas redes sociais e a Mobile Advertising Forecasts estima que, em 2018, 66% dos portugueses sejam proprietários de smartphones. Feita a mesma análise nos Estados Unidos, prevê-se que, em média, os americanos dediquem mais de cinco horas por dia a este tipo de tecnologia. Perante estes dados, é relevante que as empresas adotem estratégias para as plataformas mobile, caso contrário, ficarão para trás. Se não forem capazes de chegar ao mercado através das plataformas digitais, poderão não conseguir alcançar os seus clientes.

Para se manter a par das tendências deste mercado leia o artigo “Marketing digital em 2018”, assinado pelo colaborador do Link to Leaders Filipe Mendes, Managing Partner da TargetEveryone Portugal. Na possibilidade de ser um iniciante neste assunto, leia “Mobile Marketing explicado em 5 minutos”.

Personalização

Antigamente, os sites eram iguais para todos os utilizadores, independentemente dos diferentes interesses. Não eram “personalizados”.

A Amazon, que tem uma estratégia de inovação própria, veio mudar esta realidade. A gigante de e-commerce começou a utilizar a informação disponibilizada pelos clientes (através das interações, compras…) para lhes direcionar produtos do seu interesse ou que possam complementar as suas compras atuais.

É notável o crescente interesse por um mercado mais personalizado. Apesar deste ponto se focar mais na personalização da experiência do cliente, é importante apontar que start-ups como a Freakloset, a andIwonder ou a Undandy distinguem-se do resto do mercado devido à sua componente de customização de produtos.

Este caso é apenas uma forma de inovar no campo da personalização. É ainda importante referir que, se adotar uma estratégia deste género, deve ser totalmente transparente com os seus clientes, visto que a grande maioria dos compradores online quer saber como é que conseguiu a informação sobre eles.

Formato vídeo nunca foi tão importante

Os vídeos também estão a mudar, de forma radical, a maneira como as empresas atuam. Começaram por ser utilizados como uma maneira de fazer chegar ao cliente uma mensagem personalizada, mas rapidamente este formato evoluiu para o marketing viral.

Atualmente, os vídeos partilhados nas redes sociais são das melhores maneiras de chegar, interagir e receber feedback dos clientes. A última inovação neste campo são os vídeos em direto no Facebook, que já representam 20% do total deste formato. Trata-se de uma alteração importante porque os utilizadores da rede social ficam três vezes mais tempo a ver os vídeos em direto. Isto significa que os lives podem muito bem ser a nova melhor maneira de chegar ao mercado alvo.

A inovação é uma componente chave no mundo dos negócios. As empresas que se mantiverem a par das últimas tendências vão ter sempre vantagens em relação aos seus competidores.

Comentários