Farmacêutica indiana Aurobindo Pharma compra a portuguesa Generis por 135 milhões de euros, através da sua subsidiária na Holanda, a Agile Pharma.

A farmacêutica indiana Aurobindo Pharma anunciou que assinou um acordo vinculativo para a aquisição da portuguesa Generis. O acordo foi assinado através da sua subsidiária na Holanda, a Agile Pharma, com a Magnum Capital Partners.

A conclusão da transação está prevista até ao próximo mês, segundo a Bloomberg, assim as autoridades da concorrência autorizem o acordo, sendo que não será assumida nenhuma dívida como parte da transação.

Esta aquisição fará do grupo o maior no mercado farmacêutico genérico português, com a maior carteira de produtos genéricos, constituída por 271 produtos.

“A aquisição da Generis, através da sua forte carteira e com um inigualável reconhecimento de marca, vai permitir estabelecer-nos como o principal fornecedor de genéricos no mercado português”, referiu o Vice-Presidente da Aurobindo, V Muralidharan, segundo o Indian Times.

O acordo integra a unidade de produção da Amadora, Lisboa, com capacidade de fabrico de 1,2 mil milhões de comprimidos/cápsulas por ano.

João Talone, presidente do Conselho de Administração da Generis, avançou em comunicado que “o novo acionista terá um impacto muito positivo, abrindo um novo ciclo. A sua presença mundial vai permitir transformar a Generis numa plataforma de produção global, reforçando as exportações e a criação de novos postos de trabalho. E o seu forte portefólio de produtos permitirá aumentar o leque de soluções terapêuticas postas à disposição dos portugueses”.

A Generis tinha sido adquirida em 2009 pela Magnum Capital Industrial Partners.

Comentários