Lê-se no editorial da “Link to Leaders” que pretende ser “o link que faltava entre o conhecimento, a experiência e o networking dos business angels e as ideias e necessidades das start-ups, empresas e líderes”.

Poderemos, portanto, traduzi-lo numa espécie de “get together”, um momento de apresentação, de conexão e de partilha entre os vários intervenientes: investidor, empreendedor, projetos inovadores de naturezas várias, ideias, teorias, arrojo, coragem, estratégia e um sem número de outras coisas, conotadas, na sua essência, com ação, visão e resultados.

Em particular, no que respeita à atividade turística, é notória a profunda especialização, qualificação e inovação que se verifica em todo o território nacional, e que contribui, de forma significativa, para o posicionamento de Portugal enquanto destino de qualidade e um dos destinos mais competitivos do mundo. Esta mudança de paradigma assenta, sobretudo, numa alteração profunda e estruturante de “mentalidades”, para a qual contribuíram uma série de fatores. De todos, destaco o espírito empreendedor, de diferenciação, de criatividade e de inovação.

A Turismo Centro de Portugal, no âmbito das suas competências de dinamização e potenciação dos valores e recursos turísticos regionais e sub-regionais, tem assumido o papel de incentivador e motivador desta mudança e desta diferenciação.

No âmbito destas competências, gostaria de destacar, de um vasto elenco de outros projetos – e da enorme relação de intimidade e simbiose com universidades, escolas, empresários e empreendedores –, pela sua pertinência quanto ao tema e pela sua atualidade, o lançamento de dois concursos destinados a promover o empreendedorismo turístico no Centro de Portugal e o conhecimento científico gerado sobre a atividade turística na região: o Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016 e o Concurso de Teses Académicas.

O Prémio José Manuel Alves destina-se à deteção e apoio a projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no setor.

Na segunda edição, ao vencedor do Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016 será atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região Centro de Portugal e definiu os valores e princípios pelos quais se norteia o serviço público de apoio ao investimento da Entidade, para além dos múltiplos contributos que legou ao desenvolvimento turístico da Região Centro de Portugal.

O Concurso de Teses Académicas tem como principal objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico. A Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal promove a realização da primeira edição de um concurso de teses de mestrado e de doutoramento.

Acreditamos que, desta forma, poderemos funcionar como agentes catalisadores da diferenciação e do empreendedorismo, sendo consequentes no alcance da nossa missão: estruturar e diferenciar, contribuindo para o posicionamento da marca “Centro de Portugal”. Mas, acima de tudo, podemos contribuir substancialmente para a qualidade de vida das populações, retendo e atraindo investimento à região.

Comentários

Sobre o autor

Pedro Machado

Pedro Machado é Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal desde 2013. Doutorado em Turismo, pela Universidade de Aveiro, é Mestre em Ciências de Educação, na Área de Especialização - Psicologia Educacional, pela Faculdade de Psicologia e... Ler Mais