Já pensou na quantidade de eventos que participa por ano, sejam de âmbito profissional ou de lazer?

Poderá chegar à conclusão de que uns valeram mesmo a pena, que encontrou temáticas interessantes, conheceu novas pessoas ou reviu colegas e desenvolveu novas oportunidades de negócio. No entanto, outros não corresponderam às suas expetativas e caíram em esquecimento.

Porém, um aspeto que todos os organizadores de eventos podem e devem implementar, de modo a aumentar o nível de satisfação dos presentes, são as atividades pós-evento.

Se valorizar as dinâmicas pós-evento, dedicando atenção e planeamento às mesmas, tem várias oportunidades por explorar:

NOTORIEDADE: Aumenta o nível de notoriedade, da temática do evento, na mente dos participantes.

ENGAGEMENT: Mantém um nível elevado de engagement e de interesse na temática do evento, já que os participantes estarão disponíveis para interagir consigo.

Identifico algumas ações, que considero essenciais para serem realizadas após o evento:

Produtos e serviços relacionados com o evento
É após o evento que, tendo acabado de aumentar os níveis de engagement e de notoriedade sobre o tema, assim como criado o interesse por parte dos seus participantes, que estão reunidas as condições ideais para dar a conhecer os seus produtos e serviços, relacionados com a temática do evento.

Este é o momento certo para enviar, por e-mail marketing ou por mobile marketing (SMS + landing pages), diretamente para cada um dos presentes, de forma personalizada, informação de âmbito comercial.

Esta informação pode ser relativa aos produtos e serviços apresentados, mas também aos parceiros e patrocinadores do evento. Este é um dos aspetos que considero ter um grande potencial e que, muitas vezes, é esquecido. Se o evento tiver sido um sucesso e a sua audiência gostou, tem o good will ideal para poder comunicar o produto ou serviço num âmbito mais comercial, logo após o evento, e ter uma excelente recetividade.

Feedback dos participantes
Acredite que terá todo o interesse e benefício em obter o feedback, por parte dos seus participantes, pois a opinião deles é que conta. Sugiro realizar um breve questionário de satisfação, com formas simples de quantificar (por exemplo, de 1 a 5 em cada pergunta), facilitando a avaliação.

O questionário deverá ser respondido num curto espaço de tempo, no máximo em um minuto. Assim, terá a oportunidade de avaliar aspetos como: o local do evento, os oradores ou o conteúdo apresentado, bem como o coffee break ou o catering, assim como receber sugestões para a próxima edição.

Existem soluções no mercado, que permitem facilmente criar questionários de satisfação, assim como criar campanhas de comunicação para os participantes sobre os seus produtos e serviços, após o evento.

Por isso, faço votos que tenha as melhores experiências nos próximos eventos e os melhores pós-eventos.

Comentários

Sobre o autor

Filipe Mendes

Filipe Mendes tem mais de 15 anos de experiência em telecomunicações e mobile marketing, tendo trabalhado em empresas como Go4Mobility, Telelink e Mobbers, em Portugal, Moçambique e Noruega. É Licenciado em Relações Públicas pela Leeds Metropolitan University, no Reino Unido.... Ler Mais