Apesar do calendário indicar que estamos nos meses mais frios do ano, isso não é motivo para ficar em casa. Faça uma pausa na vida profissional e aproveite o sol de inverno para descobrir os encantos do nosso país. A momondo sugere 7 destinos.

O primeiro mês do ano nem sempre é fácil: altura de planear o ano, a nível profissional e pessoal, de tomar decisões, arrumar a “casa”… enfim, um sem número de compromissos e medidas, normalmente associadas ao arranque de uma nova etapa. Não admira, por isso, que o stress comece a dar sinal. Mas nem tudo está perdido! Mesmo com o inverno a impôr-nos luvas e cachecol, aproveite o que de melhor o nosso país tem para oferecer e faça uma pausa nas responsabilidades profissionais. Sozinho ou em família, parta à descoberta das sete cidades sugeridas pelo motor de busca de viagens momondo.

 

 

 

 

Bragança
No norte do país, a poucos quilómetros de Espanha, a cidade de Bragança é um exemplo de paisagens de inverno surpreendentes, porque, se o clima estiver de feição, pode muito bem apanhar os telhados pintados de branco pela neve. Não falta história nas ruas da cidade: pode aventurar-se pelas muralhas do castelo, admirar o rio Fervença e visitar inúmeras igrejas, santuários e museus. Sem esquecer a rica gastronomia que a região oferece.

 

 

 

 

Ponte de Lima
Esta é outra das localidades a não perder numa visita ao Norte do país: é uma das vilas mais antigas de Portugal, com a sua famosa ponte medieval. Num passeio a pé, explore as igrejas, parques e santuários dispersos pelo centro histórico. Se tiver oportunidade, descubra ainda os encantos dos solares do Minho, em Estorãos e Bertiandos, e a área protegida das Lagoas.

 

 

 

 

Gerês
Quem gosta de se aventurar em plena natureza, não pode perder a beleza da Serra do Gerês. A tranquilidade do inverno é propícia para um passeio pelos trilhos das serras, num momento de descontração ao som das cascatas. Descubra ainda um dos mais antigos santuários de Portugal e aproveite para visitar as casas de granito da aldeia de Brufe. No concelho de Montalegre poderá também observar a paisagem pitoresca formada por diversas casas de pedra e campos verdejantes, na aldeia de Pitões da Júnias.

 

 

 

 

Serra da Estrela
Frio, neve e desportos de inverno. Eis as propostas da Serra da Estrela. Pode subir a montanha de quase dois mil metros, contemplar a vista desafogada e, se a neve o permitir, divertir-se a fazer ski. Além disso tem muito para explorar nesta região do distrito da Guarda. Loriga, Linhares da Beira, Poço do Inferno, Alvoco da Serra e Covão da Ametade, são algumas das localidades em que vale a pena fazer uma paragem.

 

 

 

 

Monsanto
Aldeia pitoresca, com casas de granito e telhados de uma só telha. Faça uma caminhada e conheça alguns palacetes brasonados, portais manuelinos, miradouros, penedos e igrejas repletas de história. Quando chegar ao topo do Cruzeiro de São Salvador disfrute a beleza da paisagem.n

 

 

 

 

Coimbra
No inverno, uma das cidades mais antigas do país ganha outro encanto. Num passeio a pé, tem a oportunidade de descobrir universidades, mosteiros, igrejas, museus, quintas e parques lúdico-pedagógicos. Na baixa de Coimbra, encontra a animação própria de uma zona com lojas e restauração para todos os gostos.

 

 

 


Marvão
Mais a Sul, no Alentejo encontramos a vila de Marvão, situada na região da Serra de São Mamede, distrito de Portalegre.Tem uma localização privilegiada já que está construída no cimo de uma montanha, a mais de 850 metros de altura. Igrejas, capelas, museus, conventos são alguns dos locais de visita obrigatória na vila, quer através de passeios pedestres ou de bicicleta. Pode terminar a vista usufruindo da rica gastronomia típica.

Comentários