Conquistar investidores que permitam acelerar a capacidade de penetração no mercado e preparar a internacionalização do projeto. Estes são os focos da IMODATA, uma plataforma do setor imobiliário que prepara a entrada no mercado.

O IMODATA é uma plataforma dirigida ao mercado imobiliário que faz a agregação de todos os portais nacionais e de todos os anúncios do setor. O projeto, explica Hugo Venâncio um dos sócios, foi pensado para otimizar todo o processo das agências imobiliárias, todo o processo de angariação e prospeção. “Acredito que será a ferramenta do dia a dia de todos os consultores imobiliários”, vaticina.

O que significa, explica, que “o consultor imobiliário poderá ter acesso, em tempo real, a todos os anúncios existentes em todos os portais. Desta forma irá poupar tempo além de ter a possibilidade de controlar a entrada e saída de novos imóveis para comercialização. A par disso, em cada anúncio o IMODATA apresenta a análise comercial e estatística do imóvel”. Além destas possibilidades, o portal também cria alertas de forma a que o consultor saiba sempre, em tempo real, quando surgem novas imóveis/propriedades que preencham as necessidades dos seus clientes.

O IMODATA  já está em fase avançada de desenvolvimento e os seus responsáveis planeiam iniciar a comercialização a partir de janeiro. “O projeto ainda não está operacional e já fechámos vários negócios”, revelou Hugo Venâncio. Depois do lançamento, a IMODATA planeia avançar com o desenvolvimento de aplicações móveis.

O projeto reúne uma equipa de cinco pessoas e têm a expetativa de vir a atuar não só no mercado nacional como também em Espanha, Brasil, Argentina e França.

Considerando o número de clientes angariados e o potencial do projeto, os seus responsáveis procuram investidores por equity que possam ajudar a “acelerar a capacidade de penetração no mercado e a preparar a internacionalização”.

Experiência imobiliária
O IMODATA surge da experiência de mais de uma década dos seus dois sócios, que constataram a inexistência de ferramentas agregadoras e facilitadoras do processo de prospeção e angariação imobiliária. “Presentemente o processo de prospeção imobiliária (em escritório) é feito com recurso a consulta individual a todos os portais de anúncios imobiliários. Esta situação impede que o profissional de mediação consiga ter um domínio do que surge no mercado em tempo real, de forma objetiva e eficaz”, opina Hugo Venâncio. Por isso, uma das maiores dificuldades que o projeto tem enfrentado, é o facto de o mercado não “habituado” a trabalhar com a metodologia atual de consulta individual. Sendo uma nova forma de trabalhar será importante adquirir novos hábitos e procedimentos diários”, diz o responsável da plataforma que quer ser a “ferramenta diária para o profissional imobiliário”.

Resumo
Responsável:
 Hugo Venâncio
Área: Imobiliário
Produto:  Plataforma agregadora de portais imobiliários e de anúncios
Mercado: Nacional
Necessidade:
 Investidores
Contactos: 
hugo@imodata.pt

Comentários