Filipe Perna inventou um sistema que incorpora luz e som nas embalagens das folhas de papel usadas por quem fuma tabaco de enrolar, as chamadas mortalhas. A patente já está registada e agora procura um investidor para concretizar a ideia.

Em dezembro do ano passado, na sequência de uma conversa entre amigos, Filipe Perna,36 anos, gestor de projetos de telecomunicações, lembrou-se de criar um pacote de mortalhas que, ao abrir, emitisse áudio e/ou luz. Rapidamente passou à prática e fez os esboços do produto que idealizava. Deu-lhe o nome de Speaking Rolling Papers e procedeu ao registo da patente.

Em março obteve a patente provisória do produto e, desde então, têm sido vários os contactos desenvolvidos junto de fabricantes de embalagens de mortalhas, quer no mercado nacional quer internacional. Apesar da grande recetividade ao projeto, Filipe ainda não conseguiu reunir as condições necessárias para avançar para a etapa de criação do produto que tem como target o mercado de mortalhas, uma área em que que vendidos milhões de pacotes anualmente.

Agora, Filipe Perna tem um ano para desenvolver o produto e avançar com a patente final, mas como não dispõe de meios financeiros para tal, neste momento procura um investidor/parceiro que, tal como ele, veja viabilidade na ideia e ajude a passá-la à prática, partilhando royalties, ou então alguém que queira comprar a ideia. “O produto é para consumo de fumadores, um divertimento que também poderá ser usado como publicidade ou colecionismo”, refere Filipe Perna.

Como  funciona
A embalagem de mortalhas é instalada com um circuito eletrónico de áudio e som, ou apenas um ou outro, alimentado as pilhas ou bateria, por exemplo, que é acionado sempre que a embalagem é aberta. Ou seja, quando o utilizador abre o pacote para tirar uma folha para fazer um cigarro, este ou acende uma luz, ou toca uma música, ou ambas as coisas.

Uma ideia que pode ser usada para fins comerciais, como exemplificou Filipe Perna. O objetivo é fazer uso de um produto muito comercializado mundialmente e juntar-lhe uma vertente de comunicação e entretenimento.

Exemplo dos protótipos usados na apresentação do produto.

Resumo
Responsável: Filipe Perna
Área: Acessórios para fumadores
Produto: Mortalhas
Mercado:  Nacional
Necessidade: Investidor
Contacto:  filipe_perna@hotmail.com

 

 

Comentários