A EcoXperience quer educar e criar valor a partir do desperdício e poluição causados por óleos alimentares.

Nascida em 2016, a EcoXperience é uma start-up portuguesa que se foca na reutilização e diminuição da poluição derivada de óleos alimentares. Segundo dados de 2017 da Agência Portuguesa do Ambiente, todos os anos são despejadas 35 mil toneladas de óleo alimentar nos esgotos domésticos.

Mercado
O projeto atua em duas frentes: na área dos brinquedos com uma linha educativa a partir do Soapy, um produto que permite os utilizadores transformar óleo alimentar em sabão líquido. E ainda na área dos produtos de limpeza, através de linhas domésticas e industriais. O objetivo da start-up é atuar no mercado dos brinquedos científicos e no dos produtos de limpeza.

Necessidades
Neste momento, a EcoXperience está à procura de 150 mil euros e de empresas que ajudem na divulgação e promoção dos produtos já desenvolvidos. Para além disto, existe a necessidade de encontrar parceiros para a comercialização dos kits de linha educativa já desenvolvidos pela start-up.
A maior barreira que está a encontrar passa pelo facto de o processo de venda ainda ser muito demorado.

Produto educativo
O Soapy, o produto educativo já desenvolvido pela start-up, é um kit destinado a crianças que queiram criar o seu próprio sabão líquido a partir de óleo alimentar usado. Para além de ser seguro para os mais novos, este produto é hipoalergénico e 100% biodegradável. Segundo os dados apresentados pelo projeto, cada kit “salva” 200 mil litros de água.

Vantagens competitivas
A EcoXperience vê vantagens competitivas nas suas duas linhas de mercado:
Linha Educacional – Educação, ecologia, reutilização, utilidade, experiência em família, possibilidade de compra de recargas.
Linha doméstica/industrial – Simplicidade e segurança, economia financeira, responsabilidade ambiental.

EcoXperience procura 150.000€ para potenciar responsabilidade ambiental

Membros da equipa da EcoXperience.

Resumo
Responsável:
César Henriques, CBO.
Área:
Responsabilidade ambiental.
Produto:
Reutilização de óleos alimentares.
Mercado:
Portugal.
Necessidade:
Investimento, parcerias e divulgação.
Contactos:
cesar.henriques@ecoxperience.pt

Comentários