O diretor geral KCS iT, consultora de sistema de informação e engenharia, falou dos seus desafios, de onde vai buscar inspiração e das lições que já retirou dos seus anos de atividade profissional. Tiago Farinha é o novo convidado da rubrica Link To Acredita Portugal.

Na direção geral da KCS iT há alguns anos, Tiago Farinha partilha as suas experiências no mundo empresarial, e, sobretudo, na área de tecnologia.

“Uma das lições que tive na vida, ponto de vista empresarial, é que existem momentos em que funcionamos muito com o coração, outras vezes mais com a razão. Empresas desta natureza se não tiverem muito sentimento em cima da mesa, muito a parte relacional, e o lado humano, são projetos que podem não resultar se pensarem apenas e só no lado do capital, na estratégia financeira. Tem de assentar em valores humanos, refere Tiago Farinha.

O profissional ressalta, ainda, “a ausência de competência que começamos a sentir no mercado. Vivemos de capital humano, uma empresa de pessoas, feita por pessoas, e começamos a sentir que o mercado não nos está a dar tanta competência disponível a nível da engenharia e da gestão como já deu no passado”.

Profissionalmente, a sua maior conquista foi construir uma equipa. Porque, lembra, o mais difícil – em qualquer empresa e em qualquer projeto -, é construir uma equipa e ter uma visão que seja bem acatada por todos, e que seja um objetivo comum. Isso é o mais difícil – ter uma grande equipa que, assegura, tem o privilégio de ter.
Também pessoalmente, lembrou a sua maior conquista: ser pai “de duas filhas magníficas”. Aliás, para além da inspiração que vai buscar aos profissionais que o rodeiam, não hesita em afirmar que a sua maior fonte de inspiração é a família.

Aos jovens empreendedores deixa uma dica: acreditarem neles próprios.

A KCS iT volta a associar-se, pelo terceiro ano consecutivo, à Acredita Portugal, como parceiro do Prémio K.Tech, a vertente tecnológica do concurso promovido por esta entidade.

Veja a entrevista de Tiago Farinha e já agora saiba mais sobre o concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal, cujas inscrições estão a decorrer.

Comentários