Partilho convosco o último encontro dos “Novos Líderes”, iniciativa promovida pelo GRACE e que pretende estimular uma reflexão crítica sobre os desafios que se colocam aos líderes das empresas do presente e do futuro.

A sessão que ocorreu no início de maio, foi sobre liderança no mundo digital e todos os intervenientes reconheceram a pertinência e complexidade da questão. A desmaterialização dos processos e a virtualização das relações funcionais exigem uma enorme capacidade de adaptação dos gestores e uma versatilidade permanente.

Em cima da mesa estiveram os tópicos da gestão dos recursos humanos à distância, da avaliação de desempenho das equipas virtuais, do teletrabalho, da comunicação e do fim do emprego, tal como o conhecemos.

Sem alarmes ou dramas, é fundamental encararmos de frente estes temas e perspetivar uma sociedade, onde os direitos laborais devem ser reafirmados e a representação dos trabalhadores ajustada aos novos perfis, motivações e modos de estar e ser.

Não podendo fugir da evolução e procurando tirar partido de todas as vantagens que daí advêm, urge perceber como podemos manter uma perspetiva ética e humanizada das organizações e como podemos encontrar o melhor dos dois mundos: o desenvolvimento e coesão social e a inevitável redução de postos de trabalho.

Tempo de invocar Agostinho da Silva e o seu direito ao ócio, e tempo de reformular todo o sistema de segurança social e a própria sociedade, excessivamente dependentes do trabalho e do salário.

Se soubermos equilibrar estes fatores e encontrar outras formas de financiamento da proteção social, podemos encarar sem angústia a irreversível caminhada para a robotização das funções e assumir que não se trata da desvalorização do ser humano, mas, ao contrário, a sua libertação para funções mais criativas e nobres.

Utopia? Talvez, mas foi sempre a utopia que fez avançar o mundo!

Comentários

Sobre o autor

Paula Guimarães

Paula Guimarães é Diretora do Gabinete de Responsabilidade Social do Montepio Geral, administradora das Residências Montepio, Membro da Direção da Juniors Achievment e Formadora voluntária. Foi Presidente da Direção do GRACE, em representação da Fundação Montepio. É ainda docente na... Ler Mais